Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8294
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.creatorAlves, Mélanie de Quadros Soares-
dc.date.accessioned2023-05-05T19:58:40Z-
dc.date.available2023-05-05-
dc.date.available2023-05-05T19:58:40Z-
dc.date.issued2023-02-08-
dc.identifier.citationALVES, Mélanie de Quadros Soares. A (in) visibilidade da mulher negra em escolas de Bagé. 67 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8294-
dc.description.abstractThe discussion about black women in spaces has been made recently, as a delicate agenda, due to issues of race and gender. In view of the educational environment, this research aims to analyze the presence of black women in this space, especially about their invisibility in history, society, education and schools, with that, a qualitative and quantitative research was carried out in 12 schools from the east side of Bagé, where 321 questionnaires were delivered, so that it was possible to observe the racial self-declaration of school employees, whether they were teachers, principals, supervisors, guidance counselors, secretaries, servants and cooks. To analyze these data and relate them, a historical context was made about slavery and its effects on black women, also analyzing structural racism, intersectionality of black women and feminism for black women. Subsequently, the analysis of results was carried out, starting from the number of answers to the questionnaires, investigating aspects of them, such as the number of male and female employees, their education, age group, self-declaration, with the purpose of answering to investigate the general objective of the research, being this the invisibility of black women in schools in Bagé. It was found that such invisibility happens, since black women are a minority in all positions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectInvisibilidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBagépt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectInvisibilitypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleA (in) visibilidade da mulher negra em escolas de Bagépt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.contributor.referee2Silva, Thiago Santos da-
dc.contributor.referee3Ferreira, Liliana Soares-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA discussão sobre as mulheres negras nos espaços vem sendo feita recentemente, como uma pauta delicada, por questões de raça e gênero. Tendo em vista o ambiente educacional, essa pesquisa objetiva-se em analisar a presença da mulher negra nesse espaço, especialmente sobre a invisibilidade delas na história, sociedade, educação e escolas, com isso, realizou-se uma pesquisa quali quantitativa em 12 escolas da zona leste de Bagé, onde foram entregues 321 questionários, de forma que fosse possível observar a autodeclaração racial dos funcionários das escolas, sendo eles professores(as), diretores(as), supervisores(as), orientadores(as), secretários(as), serventes e merendeiros(as). Para analisar esses dados e relacioná-los, foi feita uma contextualização histórica sobre a escravidão e seus afeitos sobre as mulheres negras, analisando também o racismo estrutural, interseccionalidade das mulheres negras e o feminismo para as mulheres negras. Posteriormente, a análise de resultados foi feita, partindo do número de respostas dos questionários, investigando aspectos deles, como a quantidade de funcionários homens e mulheres, sua escolaridade, faixa etária, autodeclaração, com fins se responder investigar o objetivo geral da pesquisa, sendo este a invisibilidade da mulher negra em escolas de Bagé. Foi constatado que tal invisibilidade acontece, visto que as mulheres negras são minoria em todos os cargos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC___FInal.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.