???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8249
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Moser, Denise Aparecida-
dc.creatorCaillava, Bruna Tamiris Pacheco-
dc.date.accessioned2023-04-26T23:11:30Z-
dc.date.available2023-04-26-
dc.date.available2023-04-26T23:11:30Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationCAILLAVA, Bruna Tamiris Pacheco. A interferência da falta de sono devido ao uso desmoderado das ntic na aprendizagem de língua portuguesa de estudantes do ensino médio. 19 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8249-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSonopt_BR
dc.subjectNovas Tecnologias de Informação e Comunicação - NTICpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectSueñopt_BR
dc.subjectNuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación - NTICpt_BR
dc.subjectLengua Portuguesapt_BR
dc.subjectEscuela secundariapt_BR
dc.titleA interferência da falta de sono devido ao uso desmoderado das ntic na aprendizagem de língua portuguesa de estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Moser, Denise Aparecida-
dc.contributor.referee2Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.contributor.referee3Pérez, Cláudia Camerini Corrêa-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoCada dia que passa os jovens estão cada vez mais conectados, fascinados com as possibilidades que a internet proporciona, como por exemplo: respostas quase que imediatas para questionamentos e amizades de lugares distantes. Com essa realidade, o tempo destinado ao uso das NTIC é maior onde, muitas vezes, trocam horas de sono por horas em rede virtual. Nessa ótica, o objetivo deste estudo é analisar de que maneira a falta do sono interfere na aprendizagem de Língua Portuguesa de estudantes do ensino médio com a influência do uso desmoderado das NTIC. A pesquisa se caracteriza por exploratória, quanto a abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos uma coleta de dados, realizando-se um levantamento bibliográfico, para compreender quais seriam as consequências que esse desiquilíbrio poderia ocasionar. Os resultados apontaram que a memória e a aprendizagem de Língua Portuguesa, com esses sujeitos, são afetadas pela falta de horas de sono somada ao uso desmoderado das NTIC. Portanto, chega-se à conclusão de que, quando esses estudantes observam o devido descanso, a memória é selecionada e consolidada, oportunizando que as informações sejam armazenadas durante o processo de aprendizagem de Língua Portuguesa, conforme o grau de importância.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenCada día, los jóvenes están cada vez más conectados, fascinados con las posibilidades que brinda internet, como por ejemplo: respuestas casi inmediatas a preguntas y amistades de lugares lejanos. Con esta realidad, el tiempo destinado al uso de las NTIC es mayor, donde suelen intercambiar horas de sueño por horas en una red virtual. Desde esta perspectiva, el objetivo de este studio es analisar cómo la falta de sueño interfiere en el aprendizaje de la lengua portuguesa de los estudiantes de secundaria con la influencia del uso no moderado de las NTIC. La investigación se caracteriza por ser exploratoria, en términos de abordaje cualitativo y en términos de procedimientos, una recolección de datos, realización un relevamiento bibliográfico, para entender cuáles serían las consecuencia que este desequilibrio podría ocasionar. Los resultados mostraron que la memoria y el aprendizaje de la lengua portuguesa, con estos sujetos, se ven afectados por la falta de horas de sueño sumado al uso excesivo del NTIC. Por lo tanto. Se llega a la conclusion de que, cuando estos estudiantes descansan adecuadamente, la memoria se selecciona y consolida, brindando la oportunidad de que la información se almacene durante el proceso de aprendizaje de la lengua portuguesa, según el agrado de importancia.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
BRUNA TAMIRIS PACHECO CAILLAVA.pdfBruna Tamiris Pacheco Caillava 2021631.97 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???