???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/822
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Luísa de Souza-
dc.creatorGrinke, Greice Spacil-
dc.date.accessioned2017-02-02T11:44:16Z-
dc.date.available2017-02-02T11:44:16Z-
dc.date.issued2015-01-22-
dc.identifier.citationGRINKE, Greice Spacil. A malha ferroviária como uma solução ao desenvolvimento econômico do Mercosul: potencialidades e entraves. Santana do Livramento: Unipampa, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/riu/822-
dc.description.abstractThe present paperwork elucidates the regional integration process of MERCOSUL, consolidated by the countries of South Latin America during the process of globalization and commercial liberalism that raised competitiveness and brought into discussion a new international division of labor. It seeks to define the historical development of South LatinAmerican countries with the political and economic forces thatact in international system, those who influenced the so called non-developed countries during their productive progress.The regionalism is described as a way to compensate the losses in terms of global trade, trying to achieve asymmetry within the regional economies. The retaken of CEPAL’s ideal of integration, driven in the diffusion of technology and in the late industrial development as a reinforcement of a strong institutionalism and a cooperative effort between Brazil, Argentina, Uruguay and Paraguay. It correlates the necessity of development in the railway logistics infrastructure in order to develop regional economy and social queries. For that it is considered the Fund for Infrastructural Convergence of MERCOSUL (FOCEM) as an instrument that is able to promote integration, either because of the funds that are available to infraestrutural improvement, or to overcome asymmetries in economy, politics and social issues, aiming to build a joint railway within the countries of MERCOSUL, that seeks to maximize trade and instigate economic and social development.The railway integrationhas advantages, but still it is necessary to overcome regional historical problems in a political, economic and social reform, in order to reduce differences between the South Latin American countries, promoting the necessary development.en
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInternational relations: Brazilen
dc.subjectSouth American integrationen
dc.subjectRailwayen
dc.subjectFOCEM-
dc.subjectRelações internacionais: Brasil-
dc.subjectIntegração sul-americana-
dc.subjectMercosul-
dc.subjectTransporte ferroviário-
dc.subjectCEPAL-
dc.titleA malha ferroviária como uma solução ao desenvolvimento econômico do Mercosul: potencialidades e entravespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS-
dc.description.resumoO presente estudo visa elucidar o processo de integração regional do MERCOSUL consolidado pelos países do Cone Sul da América Latina, durante o processo de globalização e liberalismo comercial, que acirrou a competitividade e colocou em pauta uma nova divisão internacional do trabalho. Busca-se caracterizar o processo histórico de economia e do desenvolvimento social com as forças políticas e econômicas atuantes no sistema internacional que influenciaram os chamados países subdesenvolvidos durante seu progresso produtivo. O regionalismo é posto como uma forma de compensar as perdas nos termos de trocas globais, buscando a assimetria das economias regionais. A retomada do ideal cepalino é posta em prática na difusão da tecnologia e no desenvolvimento industrial tardio, com o reforço ao institucionalismo e o esforço cooperativo entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Correlaciona-se a necessidade do desenvolvimento de uma infraestrutura logística de transporte ferroviário ao desenvolvimento econômico e social da região. Para isso avalia-se o Fundo para Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM) como um instrumento capaz de promover a integração, seja pelos fundos disponibilizados para o aprimoramento infraestrutural, seja para a superação das diferenças econômicas, políticas e sociais entre os países, viabilizando a construção da malha ferroviária conjunta dos países do MERCOSUL, a fim de potencializar o comércio e propiciar o desenvolvimento econômico social. A integração ferroviária ofereça vantagens, mas é necessário superar os problemas históricos regionais numa reforma política, econômica e social visando a reduzir as assimetrias entre os países do Cone Sul.pt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramento-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Relações Internacionais

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Grinke, Greice Spacil. A malha ferroviária como uma solução ao desenvolvimento econômico do Mercosul potencialidades e entraves.pdf1.09 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons