???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8211
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Córdoba, Alexander Severo | - |
dc.creator | Medeiros, Ana Paula Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T17:27:40Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24 | - |
dc.date.available | 2023-04-24T17:27:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-14 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Ana Paula Ramos. A sociolinguística educacional e sua relevância no ensinoaprendizagem de língua materna: algumas análises da visão de professores de língua portuguesa do ensino médio. 37 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8211 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística Educacional | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem de língua materna | pt_BR |
dc.subject | Educación sociolingüística | pt_BR |
dc.subject | Lengua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza-aprendizaje de la lengua materna | pt_BR |
dc.title | A sociolinguística educacional e sua relevância no ensinoaprendizagem de língua materna: algumas análises da visão de professores de língua portuguesa do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Córdoba, Alexander Severo | - |
dc.contributor.referee2 | Lara, Claudia Camila | - |
dc.contributor.referee3 | Borges, Paulo Ricardo Silveira | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo verificar a questão da variação linguística no contexto das aulas de português brasileiro (PB) por meio do pressuposto teórico da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004; FARACO, 2007; 2008). A pesquisa teve como propósito incentivar os professores a refletirem sobre a trajetória do PB falado e escrito. Incialmente, foram utilizados como métodos a pesquisa bibliográfica juntamente com uma pesquisa virtual, de cunho quantitativo, sendo realizada por meio de formulário Google Forms on-line, direcionado a professores de português do ensino médio de várias regiões do estado Rio Grande do Sul. Analisou-se, então, as variedades da língua materna (convenções sociais, momento histórico, contexto ou região, etc.) presente no dia a dia professores participantes do questionário citado anteriormente. Tem-se, como um dos principais resultados que os professores estão reinventando-se a cada dia para contornar a situação que nos encontramos devido a pandemia do COVID-19 e para inserir as diversas formas de fala dos educandos em sala de aula, mostrando assim, que a língua está em constante transformação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | El presente trabajo tuvo como objetivo verificar la cuestión de la variación lingüística en el contexto de las clases de portugués brasileño (PB) a través del enfoque teórico de la Sociolingüística Educativa (FARACO, 2008; 2007; BORTONI-RICARDO, 2004). La investigación llevó a los profesores a reflexionar sobre la trayectoria PB hablado y escrito. Inicialmente, los métodos utilizados fueron la investigación bibliográfica junto con una investigación virtual, de carácter cuantitativo y cualitativo, que se llevó a cabo a través del formulario en línea Google Forms, dirigido a los profesores de portugués de la enseñanza secundaria de varias regiones del estado de RS. Se analizaron, pues, las variedades de la lengua materna (convenciones sociales, momento histórico, contexto o región, etc.) presentes en la vida cotidiana de los profesores participantes de dicho cuestionario. Este trabajo investigativo tuvo como uno de los resultados que los profesores se reinventan cada día para trabajar y desarrollar las diversas formas de habla de los estudiantes en el aula, demostrando así que la lengua está en constante transformación. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
ANA PAULA RAMOS MEDEIROS.pdf | Ana Paula Ramos Medeiros 2021 | 341.17 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???