???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8209
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Daniela Kercher da-
dc.creatorRosario, Ana Luiza Amador do-
dc.date.accessioned2023-04-24T17:25:42Z-
dc.date.available2023-04-24-
dc.date.available2023-04-24T17:25:42Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationROSARIO, Ana Luiza Amador do. O ensino da literatura e o uso das tecnologias. 31 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8209-
dc.description.abstractThis work has as research theme the teaching of literature and the use of technologies, having as a general objective to investigate the possibilities of work relating the teaching and learning process of Literature with the new media available in the educational context. When developing this objective, it is to observe how useful technologies are for the teacher and their students, specifically in relation to teaching and learning actions and attitudes, as it involves motivation and participation in classes. Specifically, it seeks to identify different media for teaching Literature; reflect on the teacher's role and pedagogical practice in relation to Literature in the classroom; identify advantages and disadvantages for the teacher and students regarding the use of technologies in the teaching of Literature. As it is a bibliographic work, it is framed as a Scientific Article, using a qualitative methodology, dialoguing with authors who have already carried out studies on the subject, such as Carvalho (2015), Furtado (2021), Nonato (2020), Oliveira (2008) , among others Data analyzes point to the unanimity of the authors and to have technologies as an important learning tool, because every day, new tools are included in education as a way to help teachers and students in their civic construction. The work ends by concluding that teaching Literature goes beyond text, aesthetics, art, as it provides the analysis of political, cultural and linguistic elements and helps to form a critical view of history, man and the world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.titleO ensino da literatura e o uso das tecnologiaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Caetano, Virgínia Lucena-
dc.contributor.referee1Silva, Daniela Kercher da-
dc.contributor.referee2Vasconcellos, Mariana Fernandes-
dc.contributor.referee3Conceição, Samia Machado Reis da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema de investigação o ensino de literatura e o uso das tecnologias, tendo como objetivo geral investigar as possibilidades de trabalho relacionando o processo de ensino e aprendizagem de Literatura com as novas mídias disponíveis no contexto educacional. Desenvolver este objetivo é observar o quanto as tecnologias são úteis para o professor e seus alunos, especificamente em relação às ações e atitudes de ensino e aprendizagem, pois envolve a motivação e a participação nas aulas. Especificamente busca-se identificar diferentes mídias para o ensino de Literatura; refletir sobre o papel do professor e a prática pedagógica em relação à Literatura em sala de aula; identificar vantagens e desvantagens para o professor e alunos quanto ao uso de tecnologias no ensino de Literatura. Por ser um trabalho bibliográfico, está enquadrado na modalidade de Artigo Científico, utilizando uma metodologia qualitativa, dialogando com autores que já realizaram estudos sobre o tema, como Carvalho (2015), Furtado (2021), Nonato (2020), Oliveira (2008), entre outros. A análise dos dados apontam para a unanimidade dos autores as tecnologias como importante instrumento de aprendizagem, pois a cada dia, novas ferramentas são incluídas na educação como forma de auxiliar o professor e o aluno na sua construção cidadã. Finaliza-se o trabalho concluindo que ensinar Literatura vai além do texto, da estética, da arte, pois proporciona a análise de elementos políticos, culturais, linguísticos e auxilia a formar uma visão crítica acerca da história, do homem e do mundo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ANA LUIZA AMADOR DO ROSARIO.pdfAna Luiza Amador do Rosario 2021288.58 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???