???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8201
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.creatorTeixeira, Emerson Silveira-
dc.date.accessioned2023-04-19T20:20:34Z-
dc.date.available2023-04-19-
dc.date.available2023-04-19T20:20:34Z-
dc.date.issued2023-02-23-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Emerson Silveira. O bem-estar docente e as condições de trabalho: propostas pedagógicas para qualificar a profissão docente. 100 p. 2022. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8201-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdoecimentopt_BR
dc.subjectBem-estar docentept_BR
dc.subjectMal-estar docentept_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectEnfermedadpt_BR
dc.subjectBienestar docentept_BR
dc.subjectMalestar docentept_BR
dc.subjectCondiciones de trabajopt_BR
dc.titleO bem-estar docente e as condições de trabalho: propostas pedagógicas para qualificar a profissão docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee2Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.contributor.referee3Hammes, Itamar Luís-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Reflexivo traz resultados de uma pesquisa que teve como objetivo a elaboração de estratégias que desenvolvam o bem-estar dos docentes em uma Escola Pública do município de Jaguarão/RS. A pesquisa teve por base uma intervenção com a realização de oficinas em formato remoto. Nos encontros foram desenvolvidos os conceitos: as condições de trabalho, o bem-estar docente, bem estar individual, coletivo e profissional e a importância do cuidar-se para o bem-estar docente. Houve a participação de três palestrantes, os quais trabalharam questões sobre saúde mental, alimentação e exercícios físicos e o bem-estar profissional, individual e coletivo. Tratou-se de uma pesquisa intervencionista de natureza qualitativa. Os instrumentos adotados durante a pesquisa foram entrevista diagnóstica, questionário, pesquisa bibliográfica, além das oficinas que proporcionaram o diálogo entre os participantes onde debateu-se os temas disponibilizados havendo uma troca de saberes. Os encontros também foram gravados e fotografados. A pesquisa destaca em seu referencial teórico, alguns autores que aparecem com mais frequência: - Zanelli (2010), Zacharias (2011), Freire (2019), Marchesi (2008) e Han (2015). Fundamentado em Bardin (1977), foi utilizado a análise de conteúdo para tratamento dos dados, tendo três categorias: Busca pelo bem-estar, Administração do tempo e Cuidados com a saúde. Durante os encontros foram discutidas atitudes que seriam positivas para o desenvolvimento do bem-estar individual e coletivo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste Informe Crítico-Reflexivo presenta los resultados de una investigación que tuvo como objetivo desarrollar estrategias que desarrollen el bienestar de los docentes en una Escuela Pública en la ciudad de Jaguarão/RS. La investigación se basó en una intervención con talleres a distancia. Durante los encuentros se desarrollaron los siguientes conceptos: condiciones de trabajo, bienestar docente, bienestar individual, colectivo y profesional y la importancia de cuidarse para el bienestar docente. Se contó con la participación de tres disertantes, quienes trabajaron sobre cuestiones de salud mental, alimentación y ejercicio físico y bienestar profesional, individual y colectivo. Fue una investigación cualitativa intervencionista. Los instrumentos adoptados durante la investigación fueron una entrevista diagnóstica, un cuestionario, una investigación bibliográfica, además de los talleres que propiciaron el diálogo entre los participantes, donde se discutieron los temas disponibles, con intercambio de conocimientos. Las reuniones también fueron grabadas y fotografiadas. La investigación destaca, en su marco teórico, algunos autores que aparecen con mayor frecuencia: - Zanelli (2010), Zacharias (2011), Freire (2019), Marchesi (2008) y Han (2015). Con base en Bardin (1977), se utilizó el análisis de contenido para el procesamiento de datos, con tres categorías: Búsqueda de bienestar, Gestión del tiempo y Cuidado de la salud. Durante los encuentros se discutieron actitudes que serían positivas para el desarrollo del bienestar individual y colectivo.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Emerson SIlveira Teixeira2022.pdfEmerson Silveira Teixeira 20221.78 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???