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dc.contributor.advisor1Hidalgo, Luisa da Silva-
dc.creatorMenezes, Alex Sandro de Melo-
dc.date.accessioned2023-04-19T17:56:03Z-
dc.date.available2023-04-19-
dc.date.available2023-04-19T17:56:03Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationMENEZES, Alex Sandro de Melo. A literatura e a educação: a importância do estudo da literatura e seus gêneros para a construção de uma educação cidadã. 36 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8197-
dc.description.abstractThe realization of this work came from concerns about the conception that the Portuguese Language teacher has in relation to the teaching of Literature, through its genres, in order to build a Citizen Education. Literature is the art of composing texts and there are several types of literary textual productions such as prose, poetry, fiction, popular novel, cordel and erudite, the experience with the literary text is important and fundamental for the student to build his identity as a citizen , as it brings issues that involve the history of humanity and not just feelings, emotion, leisure, that is, it favors the development of thinking about ethical, political, social and ideological issues, in addition to leading to an analysis of linguistic strategies in construction of text. Some theorists used: Carvalho (2015), Sant'ana (2008), Almeida (2014), Diana (2020), Silva (2019), Riter (2009), Marinho (2020), Lima and López (2015), Cândido (2008) and Freire (1996). To better understand the topic, this work was divided into topics considered relevant and in accordance with the proposed objectives, providing a foundation centered on studies by several authors who contributed, directly or indirectly, to its realization. Each topic revealed concepts that became essential for thinking about teacher education. Through a bibliographic research methodology in a qualitative approach, data were collected through information obtained from texts, books, articles published and available on reliable websites and other materials aligned with the proposal of the work. At the end of the research, the final results were reached by noting that reading practices should be experienced from the beginning of the child's schooling, through Elementary School to High School, aiming at the formation of an autonomous reader, capable of acting and transforming your reality. It is concluded, therefore, that forming critical readers involves understanding that the literary text goes beyond genius, but presupposes a complex work of reading and re-reading the author's daily life. And, to ensure this learning, it is necessary to understand that the diversity of genres allows students to access written culture from different literary conceptions and to have a new vision of the world around them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.titleA literatura e a educação: a importância do estudo da literatura e seus gêneros para a construção de uma educação cidadãpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Hidalgo, Luisa da Silva-
dc.contributor.referee2Del Castillo, Giovani-
dc.contributor.referee3Chagas, Eduardo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA realização deste trabalho partiu de inquietações a respeito da concepção que o professor de Língua Portuguesa tem em relação ao ensino da Literatura, através de seus gêneros, para que se construa uma Educação Cidadã. A Literatura é a arte de compor textos e existem diversos tipos de produções textuais literárias como a prosa, poesia, ficção, romance popular, cordel e erudita, a experiência com o texto literário é importante e fundamental para que o aluno construa sua identidade como cidadão, uma vez traz assuntos que envolve a história da humanidade e não apenas sentimentos, emoção, lazer, ou seja, favorece o desenvolvimento do pensamento acerca de questões éticas, políticas, sociais e ideológicas, além de levar a uma análise das estratégias linguísticas na construção de texto. Alguns teóricos utilizados: Carvalho (2015), Sant’ana (2008), Almeida (2014), Diana (2020), Silva (2019), Riter (2009), Marinho (2020), Lima e López (2015), Cândido (2008) e Freire (1996). Para melhor entender o tema, este trabalho foi dividido em tópicos considerados relevantes e de acordo com os objetivos propostos, trazendo uma fundamentação centrada em estudos de diversos autores que contribuíram, direta ou indiretamente, para a efetivação do mesmo. Cada tópico revelou conceitos que se tornaram essenciais para pensar a formação docente. Através de uma metodologia de pesquisa do tipo bibliográfico numa abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio das informações obtidas a partir de textos, livros, artigos publicados e disponíveis em sites confiáveis e demais materiais alinhados à proposta do trabalho. Ao finalizar a pesquisa, chegou-se aos resultados finais observando que as práticas de leitura devem ser experimentadas desde o início da escolarização da criança, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, visando a formação de um leitor autônomo, capaz de agir e transformar sua realidade. Conclui-se assim, que formar leitores críticos passa pela compreensão de que o texto literário vai além da genialidade, mas pressupõe um trabalho complexo da leitura e releitura que o autor faz do cotidiano. E, para garantir essa aprendizagem é necessário entender que a diversidade de gêneros possibilita ao aluno o acesso à cultura escrita a partir de diferentes concepções literárias e a ter uma nova visão do mundo que o cerca.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

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ALEX SANDRO DE MELO MENEZES.pdfAlex Sandro de Melo Menezes 2021424.29 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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