???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8196
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Córdoba, Alexander Severo-
dc.creatorSantana, Alessandra Kellermann-
dc.date.accessioned2023-04-19T17:55:25Z-
dc.date.available2023-04-19-
dc.date.available2023-04-19T17:55:25Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationALLENDE, Alessandra Kellermann Santana. A importância da leitura e da compreensão textual: a partir do âmbito escolar e além da disciplina de língua portuguesa. 37 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8196-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHábito de leiturapt_BR
dc.subjectCompreensão textualpt_BR
dc.subjectAtividades de leiturapt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectHábito de lecturapt_BR
dc.subjectComprensión textualpt_BR
dc.subjectActividades de lecturapt_BR
dc.subjectPráctica de la lecturapt_BR
dc.titleA importância da leitura e da compreensão textual: a partir do âmbito escolar e além da disciplina de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Córdoba, Alexander Severo-
dc.contributor.referee2Moser, Denise Aparecida-
dc.contributor.referee3Alvarez, Isaphi Marlene Jardim-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - debate a importância do hábito de leitura para o desenvolvimento intelectual de crianças e de adolescentes, a partir do meio escolar, visando englobar toda a comunidade docente. Diante disso, traz por meio de uma intensa pesquisa, de cunho bibliográfico, a autores que embasam a questão abordada, tais como: COSSON (2006); FREIRE (1989); GERALD (1998); KOCH (2008), MARCUCHI (2011), entre outros; os quais revelam o quanto já se tem dedicado a este propósito de formar leitores. Visto que é necessário influenciar a reflexão e a tomada de ação em prol de um projeto que insira diversificadas formas de práticas de leitura dentro da escola. De mesmo modo certificar que essa leitura seja compreendida plenamente pelo seu leitor. Esse trabalho tem por objetivo geral debater a grande relevância que a prática habitual da leitura tem em todos os aspectos da vida, em especial no âmbito escolar. E, também, sugerir formas de estimular a leitura no cotidiano dos alunos, com a devida compreensão do conteúdo da mesma. No decorrer da pesquisa foram encontradas sugestões atrativas de atividades nesse sentido, as quais demostraram ser viável despertar o interesse dos alunos, desde que conte com a dedicação de todos os envolvidos, em especial a comunidade escolar, os professores de língua materna, porém sem excluir a responsabilidade que cabe a todas as disciplinas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEl presente Trabajo de Fin de Curso – TCC - enfoca la importancia del hábito de lectura para el desarrollo intelectual de los niños y de los adolescentes, tomando como base el ámbito escolar y pretendiendo abarcar a toda la comunidad docente. En vista de ello, trae a través de una intensa investigación, de carácter bibliográfico, a autores que fundamentan la cuestión enfocada, tales como: COSSON (2006); FREIRE (1989); GERALD (1998); KOCH (2008), MARCUCHI (2011), entre otros; que revelan lo mucho que ya se ha dedicado a este propósito de formar lectores. Visto que es necesario incidir en la reflexión y en la toma de acción a favor de un proyecto que inserte formas diversificadas de prácticas de lectura dentro de la escuela. Del mismo modo, para certificar que esta lectura es plenamente comprendida por su lector. Este trabajo tiene como objetivo general discutir la gran relevancia que tiene la práctica habitual de la lectura en todos los aspectos de la vida, especialmente en el ámbito escolar. Y, además, sugerir formas de estimular la lectura en la vida cotidiana de los alumnos, con la debida comprensión de su contenido. Durante esta investigación, se encontraron atractivas sugerencias de actividades en este sentido, que demostraron que es factible despertar el interés de los alumnos, siempre y cuando se cuente con la dedicación de todos los involucrados, especialmente de la comunidad escolar, de los profesores de lengua materna, pero sin excluir la responsabilidad que recae en todas las asignaturas.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Alessandra Kellermann Santana.pdfAlessandra Kellermann Santana 2021396.05 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???