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dc.contributor.advisor1 | Bretanha, Santiago | - |
dc.creator | Wegner, Rozane Baldoni | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T18:11:15Z | - |
dc.date.available | 2023-04-18 | - |
dc.date.available | 2023-04-18T18:11:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-10 | - |
dc.identifier.citation | WEGNER, Rozane Baldoni. Podcast, oralidade e ensino: uma proposta para as aulas de português. 31 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8186 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Podcast | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Secuencia didáctica | pt_BR |
dc.subject | Podcast | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de Lengua Portuguesa | pt_BR |
dc.title | Podcast, oralidade e ensino: uma proposta para as aulas de português | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bretanha, Santiago | - |
dc.contributor.referee2 | Caetano, Virgínia Barbosa Lucena | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Renan Cardozo Gomes da | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | A abrangência das tecnologias frente aos processos de ensino e aprendizagem vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos, tornando-se um tema em alta, de grande potencial a ser explorado e compreendido. Neste sentido, o gênero digital podcast motiva inúmeras definições teórico-metodológicas a serem usadas na esfera escolar. Entre as diversas práticas de linguagem produzidas com base nas novas tecnologias, o gênero podcast permite construir textos individuais e colaborativos por meio de aparelhos eletrônicos, sendo o registro oral o predominante. O uso deste gênero proporciona aulas mais dinâmicas, criativas, podendo motivar os alunos e fazer com que eles possam ser autores de seu próprio conhecimento. Sabemos que, ainda hoje, o trabalho com a oralidade não ocupa papel de destaque nas salas de aula; desse modo, procuramos refletir sobre as possibilidades de inserção do gênero podcast na sala de aula de língua materna. Visando cumprir tal objetivo, expõe-se uma proposta didática de trabalho com o gênero podcast nas aulas de língua portuguesa, mostrando maneiras de abordar esse gênero em classe. Para tanto, pauta-se no modelo de sequência didática de Schnewly, Dolz e Noverraz (2004). Acredita-se que, por meio dessa metodologia, seja possível contribuir com os questionamentos relacionados à inclusão das tecnologias nas ações pedagógicas através do gênero podcast, esperando colaborar para o desenvolvimento da oralidade dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | La integralidad de las tecnologías ante los procesos de enseñanza y aprendizaje se ha ido perfeccionando a lo largo de los años, convirtiéndose en un tema en expansión, con un gran potencial por explorar y comprender. En este sentido, el género digital podcast motiva varias definiciones teóricas y metodológicas para ser utilizadas en el ámbito escolar. Entre las diversas prácticas lingüísticas producidas a partir de las nuevas tecnologías, el género podcast permite construir textos individuales y colaborativos a través de dispositivos electrónicos, siendo el registro oral el predominante. El uso de este género proporciona clases más dinámicas y creativas, capaces de motivar a los alumnos y convertirlos en autores de su propio conocimiento. Sabemos que, aún hoy, el trabajo con la oralidad no ocupa un papel destacado en el aula; por lo tanto, buscamos reflexionar sobre las posibilidades de inserción del género podcast en el aula de lengua materna. Para alcanzar este objetivo, se presenta una propuesta didáctica para trabajar con el género podcast en las clases de lengua portuguesa, mostrando formas de movilizar este género en el aula. Para eso, se basa en el modelo de secuencia didáctica de Schnewly, Dolz y Noverraz (2004). Se cree que, a través de esta metodología, es posible contribuir con las cuestiones relacionadas a la inclusión de las tecnologías en las acciones pedagógicas a través del género podcast, esperando contribuir para el desarrollo de la oralidad del alumnado. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
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ROZANE BALDONI WEGNER.pdf | Rozane Baldoni Wegner 2022 | 558.04 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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