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dc.contributor.advisor1Bacin, Miro Luiz dos Santos-
dc.creatorGoulart, Sheila de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-03-21T20:09:42Z-
dc.date.available2023-03-21-
dc.date.available2023-03-21T20:09:42Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationGOULART, Sheila de Oliveira. Rádio-escola na educação básica e superior: uma revisão sistemática de literatura. 2022. 22 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8080-
dc.description.abstractThe radio school emerges as a pedagogical possibility for the construction of knowledge, creativity, reflection and orality, promoting listeners as protagonists of their learning. In this context, this research conducted a systematic literature review on the BDTD with the objective of identifying and analyzing the scientific productions on the radio school in Brazilian basic and higher education in the period from 2007 to 2022. As a result, this study shows that the radio school promotes inter and transdisciplinary, connection with educommunication, autonomy, freedom of expression, change in pedagogical practices and a liberating education. In addition, the findings demonstrate intrinsic issues such as: listening to youth speech, constitutive communicational mediation, educational genre, life projects and the different ways of developing radio in school environments, revealing multifaceted perspectives of discussion around the theme. It was possible to conclude that the radio school may be deviating from its focus, leaning more towards the informative and entertainment character than towards the pedagogical one. It is necessary to reflect on why to do it, how and for what, considering its purpose of enabling a citizen, democratic, inclusive, equitable and emancipatory education, focused on the construction and resignification of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMídia social na educaçãopt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.titleRádio-escola na educação básica e superior: uma revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181537639542113pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6459028709674609pt_BR
dc.contributor.referee1Comassetto, Leandro Ramires-
dc.contributor.referee2Duval, Adriana Ruschel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939657343347881pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6781495501519494pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Mídia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA rádio-escola surge como uma possibilidade pedagógica de construção do saber, criatividade, reflexão e oralidade, promovendo os ouvintes a protagonistas do seu aprendizado. Nesse contexto, esta pesquisa conduziu uma revisão sistemática de literatura na BDTD com o objetivo de identificar e analisar as produções científicas sobre a rádioescola na educação básica e superior brasileira no período de 2007 a 2022. Como resultados, este estudo evidencia que a rádio-escola promove a inter e a transdisciplinaridade, conexão com a educomunicação, liberdade de expressão, autonomia, mudança nas práticas pedagógicas e uma educação libertadora. Além disso, os achados demonstram questões intrínsecas como: escuta da fala juvenil, mediação comunicacional constitutiva, produção de gêneros orais e escritos, discurso midiático, projetos de vida e as diversas formas de desenvolver a rádio em ambientes escolares, revelando as multifacetas e perspectivas de discussão em torno da temática. Foi possível concluir que a rádio-escola pode estar se desviando do seu foco, inclinando-se mais para o caráter informativo e de entretenimento, do que para o pedagógico. Faz-se necessário refletir sobre por que fazê-la, como e para que, considerando seu propósito de possibilitar uma educação cidadã, democrática, inclusiva, equitativa e emancipadora, focada na edificação e ressignificação de saberes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Mídia e Educação

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Sheila de Oliveira Goulart 2022.pdf294.6 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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