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dc.contributor.advisor1 | Bacin, Miro Luiz dos Santos | - |
dc.creator | Goulart, Sheila de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-21T20:09:42Z | - |
dc.date.available | 2023-03-21 | - |
dc.date.available | 2023-03-21T20:09:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.citation | GOULART, Sheila de Oliveira. Rádio-escola na educação básica e superior: uma revisão sistemática de literatura. 2022. 22 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8080 | - |
dc.description.abstract | The radio school emerges as a pedagogical possibility for the construction of knowledge, creativity, reflection and orality, promoting listeners as protagonists of their learning. In this context, this research conducted a systematic literature review on the BDTD with the objective of identifying and analyzing the scientific productions on the radio school in Brazilian basic and higher education in the period from 2007 to 2022. As a result, this study shows that the radio school promotes inter and transdisciplinary, connection with educommunication, autonomy, freedom of expression, change in pedagogical practices and a liberating education. In addition, the findings demonstrate intrinsic issues such as: listening to youth speech, constitutive communicational mediation, educational genre, life projects and the different ways of developing radio in school environments, revealing multifaceted perspectives of discussion around the theme. It was possible to conclude that the radio school may be deviating from its focus, leaning more towards the informative and entertainment character than towards the pedagogical one. It is necessary to reflect on why to do it, how and for what, considering its purpose of enabling a citizen, democratic, inclusive, equitable and emancipatory education, focused on the construction and resignification of knowledge. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Mídia social | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mídia social na educação | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.subject | Communication | pt_BR |
dc.title | Rádio-escola na educação básica e superior: uma revisão sistemática de literatura | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3181537639542113 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6459028709674609 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Comassetto, Leandro Ramires | - |
dc.contributor.referee2 | Duval, Adriana Ruschel | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8939657343347881 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6781495501519494 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Mídia e Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | A rádio-escola surge como uma possibilidade pedagógica de construção do saber, criatividade, reflexão e oralidade, promovendo os ouvintes a protagonistas do seu aprendizado. Nesse contexto, esta pesquisa conduziu uma revisão sistemática de literatura na BDTD com o objetivo de identificar e analisar as produções científicas sobre a rádioescola na educação básica e superior brasileira no período de 2007 a 2022. Como resultados, este estudo evidencia que a rádio-escola promove a inter e a transdisciplinaridade, conexão com a educomunicação, liberdade de expressão, autonomia, mudança nas práticas pedagógicas e uma educação libertadora. Além disso, os achados demonstram questões intrínsecas como: escuta da fala juvenil, mediação comunicacional constitutiva, produção de gêneros orais e escritos, discurso midiático, projetos de vida e as diversas formas de desenvolver a rádio em ambientes escolares, revelando as multifacetas e perspectivas de discussão em torno da temática. Foi possível concluir que a rádio-escola pode estar se desviando do seu foco, inclinando-se mais para o caráter informativo e de entretenimento, do que para o pedagógico. Faz-se necessário refletir sobre por que fazê-la, como e para que, considerando seu propósito de possibilitar uma educação cidadã, democrática, inclusiva, equitativa e emancipadora, focada na edificação e ressignificação de saberes. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Borja | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Especialização em Mídia e Educação |
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Sheila de Oliveira Goulart 2022.pdf | 294.6 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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