???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8037
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Duval, Adriana Ruschel-
dc.creatorSouza, Anthony Teixeira de-
dc.date.accessioned2023-03-09T17:46:40Z-
dc.date.available2023-03-08-
dc.date.available2023-03-09T17:46:40Z-
dc.date.issued2023-02-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Anthony Teixeira de. “Reportagem perfil de Leovigildo Duarte Junior”. 2023. 33 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8037-
dc.description.abstractThis experimental project was carried out with the aim of producing and providing memory about Professor Leovigildo Duarte Junior (1941-2009). This character was of paramount importance for the cultural, educational and political history of the cities of Sumaré and Hortolândia, in the interior of São Paulo. The work in question - a special report, in profile style - reconstructs the main facts related to Leovigildo's journey - which began in Araras, in the state of São Paulo, his hometown, passing through Sumaré, where he worked in education and politics, and arriving in Hortolândia, for whose emancipation he had significant participation. To this target, it relied on the testimony of friends, colleagues and relatives and on documents from the time, aiming to know his history and understand his motivations. In the format of a special notebook diagrammed, in PDF - in order to facilitate the sharing of the content by social networks - it is concluded that the character was a relevant social actor who sought to propel, in the aforementioned places, education, culture and memory production, from a trajectory designed based on his formation and family and educational coexistence, in his obstinate search to learn and teach, and in an idealism built with the support of the subjects who integrated his life journey. The production was guided by the reporting technique, with a focus on constructing a journalistic profile, also resorting to the technique of Oral History to obtain testimonies. In this sense, the contributions of authors such as Maia (2020), Rouchou (2003), Sodré (1986), B. Meihy and Holanda (2011), and Bosi (1994) were fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDUARTE JUNIOR, Leovigildo (Professor)pt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectHortolândia (SP)pt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.title“Reportagem perfil de Leovigildo Duarte Junior”pt_BR
dc.title.alternativeReport profile of Leovigildo Duarte Juniorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3312746032615050pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939657343347881pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lopes, Gustavo Esteves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1751848935422870pt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Marta Regina-
dc.contributor.referee2Comassetto, Leandro Ramires-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6781495501519494pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0835514288021636pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste projeto experimental foi realizado com o objetivo de produzir e disponibilizar memória sobre o professor Leovigildo Duarte Junior (1941-2009). Esse personagem foi de suma importância para a história cultural, educacional e política das cidades de Sumaré e Hortolândia, no interior de São Paulo. O trabalho em questão - reportagem especial, em estilo perfil - reconstitui os principais fatos ligados ao percurso de Leovigildo - que começou em Araras, no estado de São Paulo, sua terra natal, passando por Sumaré, onde atuou na educação e na política, e chegando em Hortolândia, para cuja emancipação teve expressiva participação. Para tanto, apoiou-se no depoimento de amigos, colegas e familiares e em documentos da época, visando conhecer sua história e entender suas motivações. No formato de um caderno especial diagramado, em PDF - no intuito de facilitar o compartilhamento do conteúdo pelas redes sociais -, conclui-se que o personagem foi um relevante ator social que buscou propulsionar, nos supracitados locais, a educação, a cultura e a produção de memória, a partir de uma trajetória projetada com base em sua formação e convívio familiar e educacional, em sua obstinada busca por aprender e ensinar, e em um idealismo construído com o apoio dos sujeitos que integraram sua jornada de vida. A produção foi norteada pela técnica de reportagem, com direcionamento à construção de perfil jornalístico, recorrendo-se, ainda, à técnica de História Oral para a obtenção dos depoimentos. Nesse sentido, foram fundamentais as contribuições de autores como Maia (2020), Rouchou (2003), Sodré (1986), B. Meihy e Holanda (2011), e Bosi (1994).pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Jornalismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Anthony Teixeira de Souza 2023.pdf3.05 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???