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dc.contributor.advisor1Milani, Alisson Simonetti-
dc.creatorBandeira, Pedro Henrique Valim-
dc.date.accessioned2023-03-01T17:53:42Z-
dc.date.available2023-02-28-
dc.date.available2023-03-01T17:53:42Z-
dc.date.issued2023-01-26-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Pedro Henrique Valim. Caracterização à tração de barras de polímero reforçados com fibra de vidro (GFRP). Orientador: Alisson Milani. 49p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8012-
dc.description.abstractThe constant search for innovations within the construction sector often comes from the principle of solving problems or increasing existing constructive methods, so that they are able to fully fulfill their requests. In the case of reinforced concrete, for example, there is a great concern of its use in aggressive means, mainly due to durability. In this respect, fiber reinforced polymer bars (FRP) arise as an alternative to replace steel for these cases. However, its application requires greater studies regarding its properties, including tensile resistance which is an important Project parameter. In this sense, this work sought to perform tensile tests, based on ASTM D7205 (2011), with polymeric fiberglass bars (GFRP) of three different diameters (8, 10 and 12mm) of the same manufacturer, aiming to determine ultimate tension, modulus of elasticity and ultimate strain. The bars and anchors were prepared according to the above standard. After the tests were performed and the properties determined, it was concluded that the 8 and 10mm bars had consistent behaviors and matched with the literature, but the 12mm bars did not have such satisfactory results compared to the others, breaking three test subjections with tensions inferior to the minimums. Among the diameters, the highest tensile strengths were achieved by the bars of: 8, 10 and 12mm, respectively. However, it was assumed that the diameter was not a determining factor in the final results of strength of this work between the tested diameters. Keywords: FRP bars; tensile tests; mechanical properties.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectBarras de FRPpt_BR
dc.subjectFibraspt_BR
dc.subjectFibras de vidropt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectFRP barspt_BR
dc.subjectFiberspt_BR
dc.subjectGlass fiberspt_BR
dc.titleCaracterização à tração de barras de polímero reforçados com fibra de vidro (GFRP)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoA constante busca por inovações dentro do setor da construção civil parte muitas vezes do princípio de solucionar problemas ou incrementar os métodos construtivos já existentes, de forma que eles sejam capazes de atender as suas solicitações em plenitude. No caso do concreto armado, por exemplo, há a grande preocupação do seu uso em meios agressivos, por conta da durabilidade. Nesse aspecto, surgem as barras de polímero reforçadas com fibra (FRP) que são uma alternativa em substituição ao aço para estes casos. Porém, sua aplicação exige maiores estudos com relação às suas propriedades, entre elas a resistência à tração que é um importante parâmetro de projeto. Nesse sentido, este trabalho buscou realizar ensaios à tração, com base na norma ASTM D7205 (2011), de barras poliméricas de fibra de vidro (GFRP) de três diâmetros diferentes (8, 10 e 12mm) de um mesmo fabricante, visando encontrar a tensão de ruptura, o módulo de elasticidade e a deformação última. As barras e as ancoragens foram preparadas conforme a norma supracitada. Após os ensaios serem realizados e as propriedades determinadas, concluiu-se que as barras de 8 e 10mm apresentaram comportamentos condizentes ao esperado pela literatura, mas as barras de 12mm não tiveram resultados tão comprobatórios em comparação às demais, por conta de ter acontecido o escorregamento de três dos corpos de prova. Entre os diâmetros, as maiores resistências à tração foram atingidas pelas barras de: 8, 12 e 10mm respectivamente. Entretanto, verificou-se que o diâmetro não foi um fator determinante nos resultados finais de resistência deste trabalho entre os diâmetros ensaiados. Palavras-Chave: barras de FRP; ensaio de tração; propriedades mecânicas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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