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dc.contributor.advisor1Tapahuasco, Wilber Feliciano Chambi-
dc.creatorRohde, Lucas Lara-
dc.date.accessioned2023-02-28T18:12:56Z-
dc.date.available2023-02-28-
dc.date.available2023-02-28T18:12:56Z-
dc.date.issued2023-01-25-
dc.identifier.citationROHDE, Lucas Lara. Análise de ensaios índice de suporte califórnia: determinação de traço ótimo de solo-brita com materiais de Alegrete-RS. Orientador: Wilber Feliciano Chambi Tapahuasco. 50p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8006-
dc.description.abstractDue to the importance of the road modal for the Brazilian Society, being its main means of transporting cargo and people. And knowing that within the extensive road network used. There is a considerable proportion of unpaved roads with local characteristics, with low traffic volume and that demands low-cost solutions in their construction and maintenance. The present study aims to test materials found in the region of Alegrete-RS, in order to evaluate its performance as a material for road use, focusing on its use on local unpaved roads and as a primary coating layer. After properly collecting and characterizing the samples of the materials used, California Support Ratio tests were carried out, with intermediate compaction energy, for 4 different proportions of soil and gravel. Their results were presented and analyzed in accordance with the relevant technical standards. As results obtained, it was found that all mixtures have the potential to be used as a sub-base layer and primary coating for unpaved roads because they present ISCmax ≥ 20%. At the end, the results were compared and it was considered that the mixture proportion with the best performance was 30%, presenting the second highest maximum density and ISCmax. It is recommended to consolidate this result with modulus of resilience tests in order to assess the durability of each mixture. Keywords: Gravel Roads; Gravel-Soil; Granulometric Stabilizationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectEstradas de terrapt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectRoads, Earthpt_BR
dc.titleAnálise de ensaios índice de suporte califórnia: determinação de traço ótimo de solo-brita com materiais de Alegrete-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoDevido a importância do modal rodoviário para a Sociedade Brasileira, sendo o seu principal meio de transporte de pessoas e cargas. E sabendo que dentro da extensa malha rodoviária utilizada existe uma proporção considerável de rodovias não pavimentadas de características locais, com baixo volume de tráfego e que demandam soluções de baixo custo na sua construção e manutenção. O presente estudo tem como objetivo ensaiar materiais encontrados na região de Alegrete-RS, com o intuito de avaliar o seu desempenho como material de uso rodoviário, focando na utilização em rodovias locais não pavimentadas e como camada de revestimento primário. Após a devida coleta e caracterização das amostras dos materiais utilizados, foram realizados ensaios de Índice de Suporte California, com energia de compactação intermediara, para 4 proporções distintas de solo e brita 1. Seus resultados foram apresentados e analisados de acordo com as normas técnicas referentes. Como resultados obtidos constatou-se que todas as misturas têm potencial para serem utilizadas de camada de sub-base e de revestimento primário para rodovias não pavimentadas por apresentarem ISCmáx ≥ 20%. No final os resultados foram comparados e considerado que a proporção de mistura com melhor desempenho foi a de 30% apresentando a segunda maior densidade máxima e ISCmáx. Recomenda-se consolidar este resultado com ensaios de módulo de resiliência afim de aferir a durabilidade de cada mistura. Palavras-Chave: Estradas de terra, Solo-Brita, Estabilização Granulométrica.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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