???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7997
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Kehler, Gabriel dos Santos-
dc.creatorCosta, Samuel Barreto Nogueira da-
dc.date.accessioned2023-02-27T17:39:01Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-02-27T17:39:01Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationCOSTA, Samuel Barreto Nogueira da. A escolarização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH e alguns dispositivos pedagógicos de inclusão. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7997-
dc.description.abstractThis study shows like theme the schooling children with the attention deficit disorder with hyperactivity (ADHD) and seach identify devices pedagogical that enable the inclusion. In addition, fit detach that the children with ADHD are capable of to learn same with difficulties to concentrate excusively in that being taught, can operate with the hyperfocus, in Other words, stay concentarte in something for a long time,like in a specific área like vídeogame, painting,design, mathematics, portuguese, among others. Enhances the idea of that the children with ADHD are eficiente in some specific , the that bring vantages to follow a presente life and future of success and realization. Independently of with was their mídias academic, They can be autonomous and self-sufficient,same if They aren’t good in all the school subjectsIn methodological terms, was realized interviews semi-structured with teachers that works like students with ADHD in schools of the municipal network of Itaqui/RS. For such, the methodological inscription of this reaseach is qualitative, with local clipping. The teachers that participated of the reaseach was two psychopedagogues, a special educator e a teacher of licensed high school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectDispositivos pedagógicos de inclusãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadept_BR
dc.subjectADHDpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPedagogicalpt_BR
dc.subjectAttention Deficit Hyperactivity Disorderpt_BR
dc.titleA escolarização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH e alguns dispositivos pedagógicos de inclusão.pt_BR
dc.title.alternativeThe schooling of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD and some pedagogical inclusion devicespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248790936883817pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370111653429241pt_BR
dc.contributor.referee1Kehler, Gabriel dos Santos-
dc.contributor.referee2Todeschini, Bruna-
dc.contributor.referee3Coracini, Sandra Regina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081658219182183pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1974060504465142pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370111653429241pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta como temática a escolarização de crianças com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e busca identificar dispositivos pedagógicos que possibilitem a inclusão. Ademais, cabe destacar que as crianças com TDAH são capazes de aprender mesmo com dificuldades para se concentrar exclusivamente no que está sendo ensinado, podendo operar com o hiperfoco, ou seja, ficarem concentradas em algo por muito tempo, como em uma área específica como videogames, pintura, desenho, matemática, português, entre outras. Destarte, potencializa a ideia de que as crianças com TDAH são eficientes em algo específico, o que traz vantagens para seguirem uma vida presente e futura de sucesso e realização. Independentemente de como forem as suas médias acadêmicas, eles podem ser autônomos e autossuficientes, mesmo se não forem bons em todas as disciplinas escolares. Em termos metodológicos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que trabalham com estudantes com TDAH em escolas da rede municipal de Itaqui/RS. Para tal, a inscrição metodológica desta pesquisa é qualitativa, com recorte local. As professoras que participaram da pesquisa foram duas psicopedagogas, uma educadora especial e uma professora de ensino fundamental licenciada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Samuel Barreto Nogueira da Costa - 2022.pdf534.28 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???