???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7996
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Paulo Roberto Cardoso da | - |
dc.creator | Roos, Mateus Livino de Avila | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T17:38:28Z | - |
dc.date.available | 2023 | - |
dc.date.available | 2023-02-27T17:38:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
dc.identifier.citation | ROSS, Mateus Livino de Avila. A relação entre educação em escolas rurais e a permanência dos jovens no campo. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7996 | - |
dc.description.abstract | The work has the purpose of highlighting the importance of education for rural people; it addresses the difficulties that students encounter in remaining in rural areas and how education can contribute to stem the exodus of young people. Education in rural schools has been undergoing transformations, whether structural or pedagogical; efforts have been made to use appropriate methodologies, capable of dialoguing with the needs of students and the school community. However, many schools do not go beyond traditional practices and end up teaching far from the situation experienced in the community, causing the reproduction of a tendency to migrate towards the urban area. Subsidies are sought for the constitution of a school focused on valuing the rural space, which promotes the understanding of the context lived by the students and the future expectations in relation to rural development. The Municipal Elementary School Osório Braga in the municipality of Ita-qui-RS is taken on an empirical basis, with data collection carried out with management, teachers and students. It was noticed that the school has a job aimed at keeping young people in the countryside, but its teaching is still urban, so it ends up limiting teachers and coordinators. Within the challenge for changing pedagogical practices, this work can contribute to methodological reflection and the results that have been achieved, enhancing the work developed by UNIPAMPA – Campus de Itaqui with Family Agriculture. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento rural | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Êxodo rural | pt_BR |
dc.subject | Jovens rurais | pt_BR |
dc.subject | Rural development | pt_BR |
dc.subject | Rural education | pt_BR |
dc.subject | Rural exodus | pt_BR |
dc.subject | Rural youth | pt_BR |
dc.title | A relação entre educação em escolas rurais e a permanência dos jovens no campo | pt_BR |
dc.title.alternative | The relationship between education in rural schools and the permanence of young people in the countryside | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2761588219849385 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4810993692434345 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Paulo Roberto Cardoso da | - |
dc.contributor.referee2 | Kheler, Gabriel dos Santos | - |
dc.contributor.referee3 | Correa, Jose Carlos Severo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6853481534237869 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3370111653429241 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4810993692434345 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho tem a finalidade de destacar a importância da educação para as pessoas do campo; abordam-se as dificuldades que os estudantes encontram para permanecer no espaço rural e como a educação pode contribuir para estancar o êxodo de jovens. A educação na escola rural vem passando por transformações, sejam estruturais ou pedagógicas; tem sido buscado utilizar metodologias adequadas, capazes de dialogar com a necessidade dos alunos e comunidade escolar. No entanto, muitas escolas não superam as práticas tradicionais e acabam por fazer um ensino distante da situação vivenciada na comunidade, ocasionando a reprodução de uma tendência de migrar em direção ao urbano. Buscam-se subsídios para a constituição de uma escola voltada à valorização do espaço rural, a qual promova a compreensão do contexto vivido pelos estudantes e as expectativas futuras em relação ao desenvolvimento rural. Toma-se com base empírica a Escola Municipal de Ensino Fundamental Osório Braga no município de Itaqui-RS, sendo a coleta de dados realizada junto a gestão, aos docentes e discentes. Percebeu se escola tem um trabalho voltado a permanência do jovem no campo, mas a sua didática ainda é urbana então acaba limitando os professores e coordenadores. Dentro do desafio para a mudança nas práticas pedagógicas, este trabalho pode contribuir na reflexão metodológica e nos resultados que tem sido alcançado, potencializando o trabalho desenvolvido pela UNIPAMPA – Campus de Itaqui junto à agricultura Familiar. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Itaqui | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Mateus Livino de Avila Roos - 2022.pdf | 607.88 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???