???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7977
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Aplicação do LEGO SERIOUS PLAY na construção do caminho da mudança em um negócio social |
Autor(es): | Barros, Chelsea Nogueira |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Maurício Nunes Macedo de |
1° Membro da banca: | Carvalho, Mauricio Nunes Macedo de |
2° Membro da banca: | Melo, Aurélia Adriana de |
3° Membro da banca: | Garbin, Fernanda Gobbi de Boer |
Resumo: | Com a competitividade cada vez mais acirrada entre as empresas surgiu a gamificação, um recurso inovador que consiste no uso de técnicas de jogos empregadas a situações do dia a dia. Em busca de explorar o potencial e o engajamento de seus colaboradores, a Lego criou o Lego Serious Play (LSP), que é uma metodologia alicerçada na gamificação que utiliza de blocos de Lego para representar visualmente processos e procedimentos. O uso dessa metodologia se justifica através do aumento de engajamento, comprometimento da equipe, melhorias na comunicação, estímulo a criatividade e demais vantagens que serão apresentadas ao decorrer desse estudo. O presente trabalho tem como objetivo realizar a aplicação da metodologia Lego Serious Play para a construção da Teoria da Mudança em projetos empreendedores que promovam impacto socioambiental positivo. O método de pesquisa escolhido foi a pesquisa qualitativa, e a abordagem será feita através de uma pesquisa-ação que consiste na identificação do problema, levantamento e análise dos dados e identificação da necessidade de mudança, além de intervir na prática e provocar mudanças. A aplicação da metodologia foi realizada em sala de aula com alunos do curso de Engenharia de Produção da UNIPAMPA e colaboradores do Projeto Piano Forte, onde foram realizados os quatro passos de aplicação do LSP integrado aos sete passos da Teoria da Mudança em busca de propor soluções aos problemas levantados pela fundadora do Projeto. Ao final, foi possível perceber contribuições da aplicação da metodologia LSP na construção da Teoria da Mudança em projetos empreendedores que promovam impacto socioambiental positivo, como trabalho em equipe com participação de cem por cento dos envolvidos, comprometimento, organização, boa comunicação, criatividade, compartilhamento de ideias, geração de insights, metacognição e a visualização de um problema/solução. |
Abstract: | With the increasingly fierce competition between companies, gamification has emerged, an innovative resource that consists of the use of game techniques used in everyday situations. Seeking to explore the potential and engagement of its employees, Lego created Lego Serious Play (LSP), which is a methodology based on gamification that uses Lego blocks to visually represent processes and procedures. The use of this methodology is justified through increased engagement, team commitment, improvements in communication, stimulation of creativity and other advantages that will be presented during this study. The present work aims to carry out the application of the Lego Serious Play methodology for the construction of the Theory of Change in entrepreneurial projects that promote positive socio environmental impact. The research method chosen was qualitative research, and the approach will be done through an action research that consists of identifying the problem, collecting and analyzing data and identifying the need for change, in addition to intervening in practice and provoking changes. The application of the methodology was carried out in the classroom with students of the Production Engineering course at UNIPAMPA and collaborators of the Piano Forte Project, where the four steps of application of the LSP integrated to the seven steps of the Theory of Change were carried out in search of proposing solutions to the problems raised by the founder of the Project. In the end, it was possible to perceive contributions from the application of the LSP methodology in the construction of the Theory of Change in entrepreneurial projects that promote positive socio-environmental impact, such as teamwork with 100% participation of those involved, commitment, organization, good communication, creativity, sharing ideas, generating insights, metacognition, and visualizing a problem/solution. |
metadata.dc.subject: | Gamificação Lego Serious Play Negócio Social Teoria da Mudança Gamification Social and Environmental Impact Company Social Business Theory of Change |
CNPQ: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
metadata.dc.identifier.citation: | BARROS, Chelsea Nogueira. Aplicação do LEGO SERIOUS PLAY na construção do caminho da mudança em um negócio social. 52 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7977 |
metadata.dc.date.issued: | 11-Aug-2022 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia de Produção |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC_CHELSEA_NOGUEIRA_BARROS.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???