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dc.contributor.advisor1 | Berwig, Solange Emilene | - |
dc.creator | Barcelos, Mylenna Machado | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-22T20:08:11Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14 | - |
dc.date.available | 2023-02-22T20:08:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
dc.identifier.citation | BARCELOS, Mylenna Machado. Identidade do serviço social a partir da experiência de estágio supervisionado. 2023. 64 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7937 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work is a theoretical and practical report built from the experience of supervised internship I and II carried out in a Social Assistance Reference Center in the municipality of São Borja/RS, which began in November/2021 and end in August/2022. The general objective of this study is to reflect on the professional action of social work from the supervised internship experience, in order to strengthen the identity of social work in its critical perspective. The work was carried out anchored in theoretical/practical reflections of experiences systematized in operational documents such as field diaries, institutional analysis and intervention project. In order to achieve the proposed objective, the text was organized into two items that express the central reflections for this study plus the introduction, final considerations and references, following the following structure: a) Systematization of the supervised internship - which contextualizes the locus of professional intervention ; b) Attributed identity x Constructed identity - underpins the most theoretical reflections on the constitution of professional identity as well as the challenges and possibilities for maintaining the professional identity of social work. Discussions about professional identity point to a weakening of recognition of the profession by different subjects, and a reality of work in which working conditions and relationships directly interfere with professional autonomy, impacting on actions that mischaracterize the profession, reinforcing old apprehensions about the profession - the assigned identity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.subject | Trabalho qualificado | pt_BR |
dc.subject | Programas de estágio | pt_BR |
dc.subject | Social services | pt_BR |
dc.subject | Skilled work | pt_BR |
dc.title | Identidade do serviço social a partir da experiência de estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4320378235482168 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2432723992234220 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, José Wesley | - |
dc.contributor.referee2 | Escoto, Laureane da Rocha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3623995816125329 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5791374040522410 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso trata-se de um relatório teórico prático construído a partir da experiência de estágio supervisionado I e II realizado em um Centro de Referência de Assistência Social no município de São Borja/RS, que teve início em novembro/2021 e fim em agosto/2022. O objetivo geral deste estudo é refletir sobre a ação profissional do serviço social a partir da experiência de estágio supervisionado, a fim de fortalecer a identidade do serviço social na sua perspectiva crítica. O trabalho foi realizado ancorado nas reflexões teórico/práticas das experiências sistematizadas nos documentos operacionais como diários de campo, análise institucional e projeto de intervenção. Para dar conta do objetivo proposto, o texto foi organizado em dois itens que expressam as reflexões centrais para este estudo mais a introdução, considerações finais e referências, seguindo à seguinte estrutura: a) Sistematização do estágio supervisionado - que contextualiza o lócus da intervenção profissional; b) Identidade atribuída x Identidade construída - fundamenta as reflexões mais teóricas acerca da constituição da identidade profissional bem como os desafios e possibilidades para a manutenção da identidade profissional do serviço social. As discussões acerca da identidade profissional apontam para uma fragilização do reconhecimento da profissão por diferentes sujeitos, e uma realidade de trabalho em que as condições e relações de trabalho interferem diretamente na autonomia profissional impactando em ações que descaracterizam à profissão, reforçando antigas apreensões sobre a profissão - da identidade atribuída. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Borja | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Serviço Social |
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Mylenna Machado Barcelos 2023.pdf | 568.17 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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