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dc.contributor.advisor1Santor, Fernando Silva-
dc.creatorMelo, Beatriz Peixinho de-
dc.date.accessioned2023-02-22T20:00:53Z-
dc.date.available2023-02-14-
dc.date.available2023-02-22T20:00:53Z-
dc.date.issued2023-02-02-
dc.identifier.citationMELO, Beatriz Peixinho de. Publicidade acessível: estudo exploratório da recepção de pessoas com deficiência (PcD) sensorial. 2023. 100 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7928-
dc.description.abstractTo investigate the reception of People with Visual or Hearing Disabilities in relation to Advertising Communication products, this study is characterized as exploratory-qualitative research. Its efforts are directed towards the analysis of the reception of products presented during individual and in-depth interviews. For this, guided by the research problem, it questions the interpretation of the interviewees in relation to the materials, their content, assistive resources, and formats. As part of the methodology, this study is divided between bibliographical research and in-depth interview, using the Map of Mediations by Jesús Martín-Barbero (1997) as a theoretical-methodological contribution. For the description of the materials and analysis of the data obtained in the conversations, emphasis was given to the interaction between the Cultural Matrices (CM) and Reception Skills (CR). In effect, the theoretical foundation chapters lead to the fundamental notions for the development of this study and are intended to conceptualize, contextualize and organize the contents in stages, so that their interconnections contribute to the final understanding of the analyses. Finally, it is highlighted that, through the results achieved, it was possible to observe that the inclusion of assistive resources in advertising materials is not enough, but, mainly, that they are accessible from their conception and idealization. In addition, it highlights the importance of representation and representativeness for the inclusion of this public as a consumer of services and products.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPessoas com deficiência - Serviços parapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectPrivação sensorialpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectPeople with disabilities - Services forpt_BR
dc.titlePublicidade acessível: estudo exploratório da recepção de pessoas com deficiência (PcD) sensorialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1432318496342927pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7591838935545985pt_BR
dc.contributor.referee1Salbego, Juliana Zanini-
dc.contributor.referee2Thier, Roberta Roos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293544291001790pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoCom a intenção de apurar a recepção de Pessoas com Deficiência visual ou auditiva com relação a produtos de Comunicação Publicitária, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória-qualitativa. Seus esforços direcionam-se rumo à análise da recepção de produtos apresentados durante entrevistas, individuais e em profundidade. Para isso, direcionados pelo problema de pesquisa, questiona qual a interpretação dos entrevistados com relação aos materiais, seu conteúdo, recursos assistivos e formatos. Como parte da metodologia, este estudo divide-se entre pesquisa bibliográfica e entrevista em profundidade, tendo o Mapa das Mediações de Jesús Martín-Barbero (1997) como aporte teórico-metodológico. Para a descrição dos materiais e análise dos dados obtidos nas conversas foi dado ênfase para a interação entre as Matrizes Culturais (MC) e Competências de Recepção (CR). Por efeito, os capítulos de fundamentação teórica conduzem as noções fundamentais para o desenvolvimento deste estudo, e tem por finalidade conceituar, contextualizar e organizar os conteúdos em etapas, de modo que suas interligações contribuam para a compreensão final das análises. Por fim, destaca-se que, mediante os resultados alcançados, foi possível observar que não basta a inclusão de recursos assistivos em materiais publicitários, mas, principalmente, que sejam acessíveis desde sua concepção e idealização. Além disso, destaca a importância da representação e representatividade para a inclusão deste público como consumidor de serviços e produtos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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