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dc.contributor.advisor1Pavan, Paula Daniele-
dc.creatorFerreira, Bionda de Paula-
dc.date.accessioned2023-02-22T19:58:41Z-
dc.date.available2023-02-14-
dc.date.available2023-02-22T19:58:41Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.identifier.citationFERREIRA, Bionda de Paula. Os fios no discurso: a representatividade dos cabelos crespos e cacheados e o empoderamento feminino na comunicação da marca Salon Line. 2023. 63 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7925-
dc.description.abstractFemale empowerment and the representative of curly hair are themes that are currently being used as a communication strategy by many cosmetic brands to reach and satisfy the needs of the female public, seeking to demonstrate through their products and advertising campaigns the importance of female self-acceptance of natural hair, mainly because for a long time curly hair was considered ugly, dirty, and hard. Therefore, this research aims to understand how the Salon Line brand uses female empowerment and female representation of curly hair as a communication strategy in its publications on Instagram. To achieve this objective, we used as a theoretical-methodological basis of the Discourse Analysis articulated by Michel Pêcheux, from which was mainly based on the concepts of discursive formation, subject-position, and discursive memory to carry out the analysis of clippings of the brand's publications from Salon Line on the page "Tô de cacho" on Instagram. Through the analysis, we concluded that, for the brand, empowerment means being free to wear your hair however you want, without caring about standards. Thus, to summarize what empowerment, representation, and self-esteem mean to Salon Line, we found the word freedom, which FD-inclusion defines as: freedom for women, in the sense of being able to choose to wear their hair how they wish, and freedom to be happy without worrying about the standards set by society. Thus, we also conclude that the way brands communicate is changing as society no longer submits to imposed beauty standards. However, as reflected throughout the analyses, we observed that many advances are still needed, on the part of the brands, in relation to representativeness of curly hair, including the brand analyzed here.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectPenteados afropt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subjectAfro Hairstylespt_BR
dc.titleOs fios no discurso: a representatividade dos cabelos crespos e cacheados e o empoderamento feminino na comunicação da marca Salon Linept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9708573006545557pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9882497357887122pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcela Guimarães e-
dc.contributor.referee2Saggin, Lívia Freo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7067653765103970pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO empoderamento feminino e a representatividade dos cabelos crespos e cacheados são temáticas que, atualmente, estão sendo usadas como estratégia de comunicação por muitas marcas de cosméticos para alcançar e satisfazer as necessidades do público feminino, buscando demonstrar através de seus produtos e campanhas publicitárias a importância da autoaceitação feminina do cabelo natural, principalmente porque durante muito tempo o cabelo crespo e cacheado foi considerado feio, sujo, duro. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo entender de que forma a marca Salon Line usa o empoderamento feminino e a representatividade feminina do cabelo cacheado como estratégia de comunicação em suas publicações no Instagram. Para alcançar esse objetivo, utilizamos como base teórico-metodológica a Análise de Discurso articulada por Michel Pêcheux, a partir da qual tomamos como base principalmente os conceitos de formação discursiva, posição-sujeito e memória discursiva para realizar a análise dos recortes das publicações da marca Salon Line na página Tô de cacho do Instagram. Através da análise, concluímos que, para a marca, empoderamento significa ser livre para usar os cabelos como quiser sem dar atenção para os padrões. Dessa forma, para resumir o que significa para a Salon Line empoderamento, representatividade e autoestima encontramos a palavra liberdade, que passa a significar, sendo dita dentro da FD-inclusão: liberdade para as mulheres, no sentido de poder escolher usar os cabelos como quiser, liberdade para ser feliz sem se importar com os padrões estabelecidos pela sociedade. Assim, concluímos também que o modo de comunicar das marcas está mudando à medida que a sociedade não aceita mais se submeter aos padrões de beleza impostos. No entanto, como refletido ao longo das análises, observamos que é necessário muitos avanços ainda da parte das marcas em relação à representatividade, principalmente em relação aos cabelos crespos e cacheados, inclusive pela marca aqui analisada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Relações Públicas

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