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dc.contributor.advisor1Barros, Thiago Antônio Beuron Corrêa de-
dc.creatorBrum, Greick Kelli da Silva-
dc.date.accessioned2023-02-22T19:50:28Z-
dc.date.available2023-02-14-
dc.date.available2023-02-22T19:50:28Z-
dc.date.issued2023-01-23-
dc.identifier.citationBRUM, Greick Kelli da Silva. Gestão democrática escolar: a relação entre política pública e proposta pedagógica escolar . 21 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7919-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectGestión democráticapt_BR
dc.subjectGestión escolarpt_BR
dc.titleGestão democrática escolar: a relação entre política pública e proposta pedagógica escolarpt_BR
dc.title.alternativeDemocratic school management: the relationship between public policy and school pedagogical proposalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Goularte, Jeferson Luís Lopes-
dc.contributor.referee2Lima, Luiz Edgar Araújo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta um estudo abrangente sobre o conceito de gestão democrática escolar e seu enquadramento teórico dentre as diversas relações das temáticas da gestão de políticas públicas e gestão escolar. Com ênfase em teoria e conceitos de gestão e pedagogia, o estudo proporciona um enfoque no âmbito mais local possível, que reúne os campos da administração pública e da educação pública no contexto das comunidades escolares e do município. Trata o objetivo de esclarecer e orientar conceitualmente a gestão democrática escolar com ênfase na necessidade de um maior aprofundamento das teorias de gestão utilizando-se para isso, das observações realizadas no campo educacional público. No escopo do estudo, portanto, está o importante tema de gestão, avançando no domínio e na sistematização dos conhecimentos produzidos e na compreensão conceitual e utilitária do desenvolvimento de práticas sistêmicas e integradoras em ambientes de gestão e ensino, bem como, os impactos da prática de gestão democrática nas escolas públicas. Esta compreensão tem, por fim, um caráter de subsídio a estudos de campo e análises de casos concretos no campo da gestão pública da educação, também sanando o necessário esclarecimento teórico do tema proposto, concluindo por observações pertinentes quanto à atualidade da temática na prática de gestão e a compreensão das relações propostas pelos conceitos estudados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
dc.description.ResumenEste artículo presenta un estudio integral sobre el concepto de gestión escolar democrática y su marco teórico dentro de las diversas relaciones de los temas de gestión de políticas públicas y gestión escolar. Con énfasis en la teoría y los conceptos de gestión y pedagogía, el estudio brinda un enfoque al nivel más local posible, que reúne los campos de la administración pública y la educación pública en el contexto de las comunidades escolares y el municipio. Se trata del objetivo de esclarecer y orientar conceptualmente la gestión escolar democrática con énfasis en la necesidad de una mayor profundidad de las teorías de gestión utilizando, para ello, las observaciones realizadas en el campo educativo público. En el ámbito del estudio, por tanto, está el importante tema de la gestión, avanzando en el dominio y en la sistematización de los saberes producidos y en la comprensión conceptual y utilitaria del desarrollo de prácticas sistémicas e integradoras en ambientes de gestión y enseñanza, así como los impactos de la práctica de la gestión democrática en las escuelas públicas. Esta comprensión tendrá, finalmente, un carácter de subsidio a los estudios de campo y análisis de casos concretos en el campo de la gestión pública de la educación, resolviendo también la necesaria clarificación teórica del tema propuesto, concluyendo con observaciones pertinentes sobre la relevancia del tema en la práctica gerencial y la comprensión de las relaciones propuestas por los conceptos estudiados.pt_BR
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GREICK_KELLI_DA_SILVA_BRUM_GESTAO_DEMOCRATICA_ESCOLAR_a_relacao_entre_politica_publica_e_proposta_pedagogica_escolar.pdf230.06 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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