???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7843
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.creatorCunha, Daniele Duarte da-
dc.date.accessioned2023-01-30T18:43:10Z-
dc.date.available2023-01-30-
dc.date.available2023-01-30T18:43:10Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationCUNHA, Daniele Duarte da. Autoavaliação de cursos como prática de formação e gestão: uma investigação em cursos de licenciatura no Campus Bagé da UNIPAMPA. 126 f. 2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7843-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectSINAESpt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectAutoavaliação formativa e emancipatóriapt_BR
dc.subjectAutoevaluaciónpt_BR
dc.subjectEducación universitariapt_BR
dc.subjectGraduaciónpt_BR
dc.subjectAutotoevaluación formativa y emancipatoriapt_BR
dc.titleAutoavaliação de cursos como prática de formação e gestão: uma investigação em cursos de licenciatura no Campus Bagé da UNIPAMPApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Escott, Clarice Monteiro-
dc.contributor.referee3Machado, Juliana Brandão-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo explorar e compreender o processo de autoavaliação de cursos de Licenciatura do Campus Bagé da Unipampa. Desenvolvida como uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, buscou por meio de Encontros Pedagógicos com os coletivos dos cursos investigados a construção de conhecimento sobre o processo de autoavaliação de cursos e o contexto em que este se desenvolve. Para a análise das informações geradas, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, a partir da transcrição dos encontros e registros dos participantes. Como aporte teórico para o desenvolvimento da pesquisa são apresentados conceitos em torno da caracterização do sistema de avaliação da educação superior, os tipos de avaliação existentes, a contextualização social e política onde atuam as Universidades e os cursos de Licenciatura e a definição da autoavaliação em uma perspectiva formativa e emancipatória. Para isto, integram esta pesquisa autores como José Dias Sobrinho, Boaventura de Sousa Santos, Marilena Chauí, José Carlos Rothen, Dilvo Ristoff, Ana Maria Saul, Menga Ludke, Mara Regina Lemes de Sordi, Michel Thiollent entre outros. Como resultados, foi identificado que os cursos participantes não realizam a autoavaliação e também não utilizam os resultados de avaliações previstas no SINAES. Com este diagnóstico inicial, se estabeleceu a discussão sobre o potencial deste processo, identificando obstáculos e debatendo as possibilidades para sua realização, tanto internos como externos aos cursos. A partir do diálogo estabelecido, foi possível a construção de novos olhares através dos quais se pode enxergar a contribuição deste processo para o desenvolvimento dos cursos de graduação, bem como colaborar para futuras pesquisas acerca do tema ao desvelar novos questionamentos a partir da investigação realizada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
dc.description.ResumenLa investigación tuvo como objetivo explorar y comprender el proceso de autoevaluación de los cursos de grado en el Campus Bagé de la Unipampa. Desarrollada co mo una investigación-acción, de naturaleza cualitativa, buscó, a través de Encuentros Pedagógicos con los colectivos de los cursos investigados, la construcción de conocimiento sobre el proceso de autoevaluación del curso y el contexto en que se desarrolla. Para el análisis de la información generada se utilizó el Análisis Discursi vo Textual, a partir de la transcripción de las reuniones y actas de los participantes. Como base teórica para el desarrollo de la investigación, se presentan conceptos en torno a la caracterización del sistema de evaluación de la educación superior, los tipos de evaluación existentes, el contexto social y político en el que se desenvuelven las Universidades y carreras de grado y la definición de autoevaluación. en una perspectiva formativa y emancipadora. Para ello, hacen parte de esta investigación autores como José Dias Sobrinho, Boaventura de Sousa Santos, Marilena Chauí, José Carlos Rothen, Dilvo Ristoff, Ana Maria Saul, Menga Ludke, Mara Regina Lemes de Sordi, Michel Thiollent, entre otros. Como resultado se identificó que los cursos participantes no realizan autoevaluación y tampoco utilizan los resultados de las evaluaciones previstas en el SINAES. Con este diagnóstico inicial, se estableció la discusión sobre las potencialidades de este proceso, identificando obstáculos y de batiendo las posibilidades para su realización, tanto internas como externas a los cursos. A partir del diálogo establecido, fue posible construir nuevas perspectivas a través de las cuales se puede ver la contribución de este proceso al desarrollo de los cursos de pregrado, así como colaborar para futuras investigaciones sobre el tema al develar nuevos interrogantes a partir de la investigación realizada.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Daniele Duarte da Cunha _v.final.pdf1.53 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???