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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Scherer, Laura Alves-
dc.creatorBopp, Aline Quevedo Rosa-
dc.date.accessioned2023-01-24T20:10:18Z-
dc.date.available2023-01-24T20:10:18Z-
dc.date.issued2021-05-12-
dc.identifier.citationBOPP, Aline Quevedo Rosa. Surgimento de microempreendedores em meio à pandemia: uma análise da produção de subjetividade a partir da ótica do trabalho imaterial. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7833-
dc.description.abstractThis research sought to analyze the immaterial labor of microentrepreneurs who emerged during the COVID-19 pandemic. The theoretical framework discusses entrepreneurship and immaterial labor, highlighting its composition from subjectivity and cooperation. As a method, a cartography was carried out, with a qualitative approach and an exploratory character. For data production, direct observations of the entrepreneurs' social networks, semi-structured interviews, and participant observation through the consumption of the products sold by the entrepreneurs were carried out. Six entrepreneurs who opened their handicraft, gastronomy, and confectionary businesses in the middle of the pandemic participated. As results, it is evident the identification of subjectivities that led these individuals to become entrepreneurs, such as the taste for the area, the professional challenge, personal satisfaction, the affective and emotional relationship, the family background, and the need for income. It is also evident the important role of the cooperation networks in these enterprises, formed initially by family members, friends, and neighbors who opened paths in the social networks of the Internet; and the different ways of mobilizing themselves for immaterial work such as creative activities, affective involvement, dialogue with customers, co creation, exchange and circulation of knowledge, personal satisfaction, and dedication when performing tasks. Finally, it is emphasized that the immaterial work linked to entrepreneurship values handmade products that, besides bringing affective meanings to microentrepreneurs, also provide them with a source of income during the pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectRede de Cooperaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho Imaterialpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectCooperation Networkpt_BR
dc.subjectImmaterial Workpt_BR
dc.titleSurgimento de microempreendedores em meio à pandemia: uma análise da produção de subjetividade a partir da ótica do trabalho imaterialpt_BR
dc.title.alternativeEmergence of microentrepreneurs amid the pandemics: an analysis of subjectivity production from the lensis of immaterial workpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9185123215710779pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Igor Baptista de Oliveira-
dc.contributor.referee2Guimarães, Rosana Córdova-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4014670628381426pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4206541277189468pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa buscou-se analisar o trabalho imaterial de microempreendedores que surgiram durante a pandemia de COVID-19. No referencial teórico discute-se sobre empreendedorismo e trabalho imaterial, salientando sua composição a partir da subjetividade e da cooperação. Como método, foi realizada uma cartografia, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Para a produção de dados realizou-se observações diretas das redes sociais dos empreendedores, entrevistas semiestruturadas e observação participante através do consumo dos produtos vendidos pelos empreendedores. Participaram seis sujeitos empreendedores que abriram seus empreendimentos nos ramos de artesanato, gastronomia e confeitaria, em meio a pandemia. Como resultados, evidencia-se a identificação das subjetividades que levaram estes indivíduos a empreender, como o gosto pela área, o desafio profissional, a satisfação pessoal, o relacionamento afetivo e emocional, o histórico familiar e a necessidade de renda. Também evidencia-se o importante papel das redes de cooperação nestes empreendimentos, formadas inicialmente por familiares, amigos e vizinhos que abriram caminhos nas redes sociais da internet; e as diferentes maneiras de mobilização de si para o trabalho imaterial como atividades criativas, envolvimento afetivo, diálogo com clientes, co-criação, troca e circulação de saberes, satisfação pessoal e dedicação ao realizar as tarefas. Por fim, ressalta-se que o trabalho imaterial vinculado ao empreendedorismo preza por produtos artesanais que além de trazer significados afetivos aos microempreendedores, também lhes possibilita fonte de renda durante a pandemia.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
Aparece en las colecciones: Administração

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