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dc.contributor.advisor1Ferreira, Cristiano Corrêa-
dc.creatorGonçalves, Talita da Cunha-
dc.date.accessioned2023-01-13T19:11:52Z-
dc.date.available2022-01-12-
dc.date.available2023-01-13T19:11:52Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Talita da Cunha. Potencialidades do MOOC para aprendizagem de geometria : uma proposta de um modelo para os níveis 1,2 e 3 de Van Hiele. 88 f.: il. 2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7821-
dc.description.abstractIt is noticeable that new ways of communication stimulated by technological advances favor the transmission of knowledge through Distance Education (EaD). In this sense, this dissertation presents the development of a MOOC (Massive Online Open Courses), focusing on the approach of the first three stages to Van Hiele's Theory, in order to simulate the learning of plane and spatial geometry in 3rd year students. of High School in the state education network in the city of Caxias-RS. Nation and hosting of the MOOC, a Moodle platform from the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) was used, in a course consisting of 6 modules, with dynamic activities through videos and interactions with the use of gamification for the student. As a result, it is proposed that the objects are well prepared to identify those related to Level 1 of Hiele's Theory. Regarding level 2, it was found that students showed an average increase in performance when compared to the pre-test. However, this index is below the expected and has other works found in the literature, this group is not sufficient to operate the level 3 of the Van Hiele model. The other levels were also known by the pre and post-tests and it was discovered that students have insufficient knowledge. For this reason, this work also serves as a warning for more questions to be asked in this regard. In the end, there was an evaluation of the (MOOC) by the students, who pointed out as positive points, the design, the variety of activities, the interactive videos, the sources of the texts, the easy navigability and games. However, suspicious videos are recorded, such as the playing time of the questions and the high number of questions. To conclude that this action highlights the students of the technologies and resources of plane geometry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMOOCpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectVan Hielept_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.titlePotencialidades do MOOC para aprendizagem de geometria : uma proposta de um modelo para os níveis 1,2 e 3 de Van Hielept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Cristiano Corrêa-
dc.contributor.referee2Mathias, Carmen Vieira-
dc.contributor.referee3Ferreira, Vera Lúcia Duarte-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoÉ perceptível que as novas maneiras de comunicação estimuladas pelos avanços tecnológicos favorecem a transmissão de conhecimento por meio da Educação a Distância (EaD). Nesse sentido, esta dissertação busca analisar as potencialidades de um MOOC (Massive Online Open Courses) que utiliza a estrutura de transição entre níveis do Modelo de Van Hiele no desenvolvimento da aprendizagem do conteúdo de geometria por alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino da cidade de Caxias-RS. Na estruturação e hospedagem do MOOC utilizou-se a plataforma Moodle da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em um curso constituído de seis módulos, com atividades dinâmicas por meio de vídeos e interativas com o uso da gamificação para o estudante. Como resultados, percebeu se que os estudantes estão bem preparados para identificar os objetos relacionados ao Nível 1 da Teoria de Hiele. Em relação ao Nível 2, detectou-se que os estudantes apresentaram um aumento médio de desempenho quando comparados com o pré teste. No entanto, esse índice encontra-se aquém do esperado conforme apontam outros trabalhos encontrados na literatura, esse grupo não possui fundamentação suficiente para operar o Nível 3 do modelo de Van Hiele. Os demais níveis também foram avaliados pelo pré e pós-testes e revelaram que os estudantes possuem um conhecimento insuficiente. Por esse motivo, este trabalho também serve de alerta para que mais investigações sejam feitas nesse sentido. Ao final, fez-se uma avaliação do (MOOC) pelos estudantes, que apontaram como pontos positivos: o design, a variedade de atividades, os vídeos interativos, as fontes dos textos, a fácil navegabilidade e os jogos. No entanto, registraram aspectos negativos como o tempo de reprodução dos vídeos e o elevado número de perguntas. Para finalizar, destaca se que essa ação aproximou os estudantes das tecnologias e dos conteúdos de geometria plana e espacial.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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Dissertacao_Talita_Goncalves_2022.pdf2.44 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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