???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7761
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rios, Rafaela-
dc.creatorVergara, Rosimeri Herrmann-
dc.date.accessioned2022-11-08T18:47:21Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-11-08T18:47:21Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVERGARA, Rosimeri Herrmann. Um olhar sobre os resíduos sólidos não comercializados: um estudo comparativo entre organizações de catadores. 2022. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão e Educação Ambiental) Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7761-
dc.description.abstractThe scarcity of natural resources coupled with environmental problems related to the inappropriate disposal of solid urban waste has been a major challenge in our society. Recycling is one of the alternatives to minimize these problems, however, the complexity of the generated materials has hampered this process. Waste pickers' associations are great allies in the sale of recyclables, but depend on the buying market. This qualitative research is characterized as a descriptive and comparative study. It aims to carry out a comparative study between the Recicla Pampa Association and the Cooperativa Pelotense de Prestação de Serviços e Ação Social (COOPEL), with a view to investigating the possibilities of commercialization of solid waste not used by the association of waste pickers. In the theoretical framework, issues related to Urban Solid Waste (MSW) are addressed, such as concepts, legislation and the current reality of disposal and the recycling market. After conducting a data survey to quantify and characterize the waste that Recicla Pampa does not sell, a structured questionnaire was applied to the Pelotas cooperative, seeking a comparison between the two waste picker organizations. The results revealed that COOPEL manages to sell 42.1% of the waste that Recicla Pampa discards in regular collection. Some factors were identified that may be related to the non-commercialization of this fraction of waste at Recicla Pampa: difficulty in identifying materials, especially plastics; little interest in collecting glass for sale, besides the registration of few companies that buy waste. Often, the commercialization or not of some residues varies according to the contracted purchasing company, which is usually an intermediate company between collector and recycling industry. In addition, it was found that some waste is not attractive for the selective collection carried out by the collectors, for several reasons,the main ones being: not being economically viable and not finding a buying market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssociação de catadorespt_BR
dc.subjectCooperativa de catadorespt_BR
dc.subjectComercialização de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectAssociation of waste pickerspt_BR
dc.subjectWastepickers' cooperativept_BR
dc.subjectCommercialization of solid wastept_BR
dc.subjectRecyclingpt_BR
dc.titleUm olhar sobre os resíduos sólidos não comercializados: um estudo comparativo entre organizações de catadorespt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8159261063753680pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0880140383266582pt_BR
dc.contributor.referee1Hartmann, Angela Maria-
dc.contributor.referee2Feltrin, Rafael Matias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643955703074641pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6348630855781978pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão e Educação Ambientalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA escassez dos recursos naturais somados aos problemas ambientais relacionados ao descarte inapropriado dos resíduos sólidos urbanos tem sido um grande desafio em nossa sociedade. A reciclagem é uma das alternativas para minimizar esses problemas, entretanto, a complexidade dos materiais gerados tem dificultado esse processo. As associações de catadores são grandes aliadas na comercialização dos recicláveis, mas dependem de mercado comprador. Esta pesquisa de natureza qualitativa caracteriza-se como estudo descritivo e comparativo. Tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre a Associação Recicla Pampa e a Cooperativa Pelotense de Prestação de Serviços e Ação Social (COOPEL), com vistas a investigar as possibilidades de comercialização de resíduos sólidos não aproveitados pela associação de catadores. No referencial teórico, abordam-se questões relativas aos resíduos sólidos urbanos (RSU), como conceitos, legislação e realidade atual do descarte e do mercado de reciclagem. Após realizar levantamento de dados para quantificar e caracterizar os resíduos que a Recicla Pampa não comercializa, aplicou-se questionário estruturado na cooperativa de Pelotas buscando um comparativo entre as duas organizações de catadores. Os resultados revelaram que a COOPEL consegue comercializar 42,1% dos resíduos que a Recicla Pampa descarta na coleta regular. Identificou-se alguns fatores que podem estar relacionados à não comercialização dessa fração de resíduos na Recicla Pampa: dificuldade de identificação dos materiais, principalmente dos plásticos; pouco interesse na arrecadação de vidro para comercialização; além de registro de poucas empresas compradoras de resíduos. Muitas vezes a comercialização ou não de alguns resíduos varia de acordo com a empresa compradora contratada, que geralmente é uma empresa intermediária entre catador e indústria recicladora. Além disso, constatou-se que alguns resíduos não são atrativos para a coleta seletiva realizada pelos catadores, por motivos diversos, sendo os principais: não ser economicamente viáveis e não encontrar mercado comprador.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Gestão e Educação Ambiental

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Rosimeri Herrmann Vergara - 2020.pdf1.23 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???