???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7745
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Dinardi, Ailton Jesus-
dc.creatorSouza, Débora Velasque de-
dc.date.accessioned2022-11-04T17:56:12Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-11-04T17:56:12Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUZA, Débora Velasque de. Biomas brasileiros: um olhar sobre o ensino, aprendizagem e a pesquisa desta temática. 135 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7745-
dc.description.abstractBrazil is a country with an extensive biodiversity that is divided among the six Brazilian Biomes.Each year, the environmental scenario of these Biomes becomes more and more modified by anthropic action, that is, by the influence of human beings.Thus, it is understood that Education is one of the most efficient means to consolidate environmental awareness. Through this, Science Teaching when discussed in a contextualized way can favor the construction of new knowledge.Through this, the approach of students to the theme Brazilian Biomes, can help in the construction of critical and reflective social agents in relation to the environment in which they are inserted. Thus, this research aims to investigate the teaching and learning on the theme Brazilian Biomes and the contribution of academic research to overcome the weaknesses of the educational process of this theme. For this, the work methodology was divided into three phases that complement each other: the first with Elementary School students from different socio-environmental situations, the second on the academic production of the last ten years on Brazilian Biomes carried out at Google Academic and the third in the Graduate Science Programs in different regions of the country.The results show that there are weaknesses regarding the educational process about Brazilian Biomes in different educational contexts. The gaps in knowledge and the limited coverage of this theme signal the need for improvements in the teaching and learning process, in order to generate transformations in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrazilian Biomespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectSciencespt_BR
dc.subjectPostgraduate studiespt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectBiomas Brasileirospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleBiomas brasileiros: um olhar sobre o ensino, aprendizagem e a pesquisa desta temáticapt_BR
dc.title.alternativeBrazilian biomes: a look at teaching, learning and research of this themept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5563928173168725pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473681435809042pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO Brasil é um país com uma extensa biodiversidade que se divide entre os seis Biomas Brasileiros. A cada ano o cenário ambiental desses Biomas torna-se, cada vez mais, modificado pela ação antrópica, ou seja, pela influência do ser humano. Dessa forma, entende-se que a Educação é um dos meios mais eficiente para se consolidar a consciência ambiental. Por meio disso, o Ensino de Ciências quando discutido de maneira contextualizada pode favorecer a construção de novos saberes. Através disso, a aproximação dos educandos a temática Biomas Brasileiros, pode auxiliar na construção de agentes sociais críticos e reflexivos em relação ao ambiente em que estão inseridos. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o ensino e aprendizagem sobre a temática Biomas Brasileiros e a contribuição das pesquisas acadêmicas para a superação das fragilidades do processo educacional desta temática. Para isso, a metodologia do trabalho dividiuse em três fases que se complementam: a primeira realizada com alunos do Ensino Fundamental com diferentes conjunturas socioambientais, a segunda sobre a produção acadêmica dos últimos dez anos sobre os Biomas Brasileiros realizada no Google Acadêmico e a terceira nos Programas de Pós-graduação em Ciências das diferentes regiões do país. Os resultados apontam que existem fragilidades acerca do processo educacional sobre os Biomas Brasileiros nos diferentes contextos educacionais. As lacunas nos saberes e a pouca abrangência dessa temática sinalizam a necessidade de melhorias no processo de ensino e aprendizagem, a fim de gerar transformações na sociedade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DÉBORA VELASQUE DE SOUZA até JUL2023.pdf1.2 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???