???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7715
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Belochio, Vivian de Carvalho-
dc.creatorSantos, Hedilaura Guidolin dos-
dc.date.accessioned2022-10-21T18:55:13Z-
dc.date.available2022-10-21-
dc.date.available2022-10-21T18:55:13Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Hedilaura Guidolin dos. Smart tourism como objeto cultural da indústria criativa: a potencialização das novas mídias na cultura da convergência. 2022. 148 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7715-
dc.description.abstractThis research sought proposes to analyze how smart tourism initiatives that use the internet of things are being characterized as cultural objects of the creative industry, based on trends in the culture of convergence. In that regard, the relationships between communication, cyberculture, convergence, creative industry and smart tourism are investigated, as well as new media, probable ways of the internet of things and the optimization of smart tourism as a cultural object of the creative industries. The problem of this research was guide by the questioning of how smart tourism is configured as a cultural object of the creative industry in the context of the culture of convergence, considering the traditional classifications of the subgroup new media. For this purpose, the case of smart tourism of the startup Smart Tour Brasil, from Santa Catarina, is analyzed, as well as its strategies regarding the city of Florianópolis/SC, which had the most intensive use of smart tourism from the use of the internet of Things (IoT), advised by the startup. For this purpose, we used the case study, based on Yin (2015), with triangulation of simple exploratory observation techniques (GIL, 2008), in-depth semi open interview (DUARTE; BARROS, 2010) and systematic exploratory observation ( Gil, 2008). From all that has been observed, it is concluded that smart tourism is a new cultural object of the creative industry, as well as, it has the potential to create much more than creative digital content, that is, it creates interaction models. Finally, all smart tourism practices are permeated by digital.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectInternet das coisaspt_BR
dc.subjectCultura e turismopt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.titleSmart tourism como objeto cultural da indústria criativa: a potencialização das novas mídias na cultura da convergênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6316313170376937pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4725235461282683pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bonito, Marco Antonio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9988056850072089pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcela Guimarães e-
dc.contributor.referee2Thier, Roberta Roos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293544291001790pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou analisar como iniciativas do smart tourism que usam internet das coisas estão se caracterizando como objetos culturais da indústria criativa, a partir de tendências da cultura da convergência. Nesse sentido, se investigaram as relações entre comunicação, cibercultura, convergência, indústria criativa e smart tourism, bem como novas mídias, prováveis caminhos da internet das coisas e a potencialização do smart tourism como objeto cultural nas indústrias criativas. O problema dessa pesquisa foi guiado pelo questionamento de como o smart tourism se configura como objeto cultural da indústria criativa no cenário da cultura da convergência, considerando as classificações tradicionais do subgrupo novas mídias. Com esse propósito, analisou-se o caso do smart tourism da startup Smart Tour Brasil, de Santa Catarina, assim como suas estratégias, nesse sentido, nacidade de Florianópolis/SC, que teve o uso mais intensivo do smart tourism a partir do uso da internet das coisas (IoT), assessorada pela startup. Para esse fim, utilizou-se do estudo de caso, baseado em Yin (2015), com triangulação das técnicas de observação exploratória simples (GIL, 2008), entrevista semiaberta em profundidade (DUARTE; BARROS, 2010) e observação exploratória sistemática (GIL, 2008). A partir de tudo o que foi observado, conclui-se que o smart tourism é um novo objeto cultural da indústria criativa, bem como, tem a potencialidade de criar muito mais que conteúdos digitais criativos, ou seja, ele cria modelos de interação. Por fim, todas as práticas do smart tourism são permeadas pelo digital.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Hedilaura Guidolin dos Santos 2022.pdf5.25 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???