Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vargas, Katiuscia de Fátima Schiemer-
dc.creatorMachado, Andrieli Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-10-17T18:03:24Z-
dc.date.available2022-10-17-
dc.date.available2022-10-17T18:03:24Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.citationMACHADO, Andrieli Gonçalves. Ensino remoto e o conflito trabalho-família durante a pandemia da Covid-19: um estudo com docentes de uma instituição federal de ensino superior. 30p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7703-
dc.description.abstractThis article aims to analyze how the work-family conflict manifests itself in teachers of a federal educational institution in the context of remote teaching during the COVID-19 pandemic. A quantitative, descriptive research was carried out, using a survey with professors from the Federal University of Pampa (UNIPAMPA), totaling 224 (two hundred and twenty-four) respondents. It is evident that the COVID-19 pandemic has had several consequences for the most diverse professionals. As a result, it was identified that there was interference of work in the family, in which the work activity distanced individuals from family activities, since work became part of the family environment, but in relation to the interference of the family at work, it was observed that they were of lesser intensity and related to the process of concerns from working life to personal life. Finally, it was concluded that, regardless of the level of interference of work in the family and the family at work, significant impacts occurred in the personal, professional and emotional areas, as well as the accumulation of functions by the investigated teachers.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo analizar cómo se manifiesta el conflicto trabajo-familia en docentes de una institución educativa federal en el contexto de la enseñanza a distancia durante la pandemia del COVID-19. Se realizó una investigación cuantitativa, descriptiva, mediante encuesta con profesores de la Universidad Federal de Pampa (UNIPAMPA), totalizando 224 (doscientos veinticuatro) encuestados. Es evidente que la pandemia del COVID-19 ha tenido varias consecuencias para los más diversos profesionales. Como resultado, se identificó que existía interferencia del trabajo en la familia, en la que la actividad laboral alejaba a los individuos de las actividades familiares, ya que el trabajo pasó a formar parte del ámbito familiar, pero en relación a la interferencia familiar en el trabajo, se observó que fueron de menor intensidad y se relacionaron con el proceso de inquietudes de la vida laboral a la vida personal. Finalmente, se concluyó que, independientemente del nivel de interferencia del trabajo en la familia y de la familia en el trabajo, ocurrieron impactos significativos en las áreas personal, profesional y emocional, así como en la acumulación de funciones por parte de los docentes investigados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConflito trabalho-famíliapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectWork-family conflictpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectConflicto trabajo-familiapt_BR
dc.subjectEnseñanza a distanciapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectMaestrospt_BR
dc.titleEnsino remoto e o conflito trabalho-família durante a pandemia da Covid-19: um estudo com docentes de uma instituição federal de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeRemote education and the work-family conflict during the Covid-19 pandemic: a study with teachers of a federal higher education institutionpt_BR
dc.title.alternativeEducación a distancia y el conflicto trabajo-familiar durante la pandemia del Covid-19: un estudio con docentes de una institución de educación superior federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916647570922127pt_BR
dc.contributor.referee1Flores, Silvia Amélia Mendonça-
dc.contributor.referee2Fleck, Carolina Freddo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3631009141499655pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3211894584505441pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar como se manifesta o conflito trabalho-família em docentes de uma instituição federal de ensino no contexto do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, utilizando-se de uma survey com docentes da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), totalizando 224 (duzentos e vinte e quatro) respondentes. É evidente que a pandemia de COVID-19 causou várias consequências para os mais diversos profissionais. Como resultado, identificou-se que ocorreu interferência do trabalho na família, em que a atividade laboral distanciou os indivíduos das atividades familiares, visto que o trabalho passou a fazer parte do ambiente familiar, porém em relação as interferências da família no trabalho observaram-se que as mesmas foram de menor intensidade e relacionadas ao processo de preocupações da vida laboral para a vida pessoal. Por fim, concluiu-se que independentemente do nível de interferência do trabalho na família e da família no trabalho ocorreram impactos significativos nas áreas pessoal, profissional e emocional, bem como o acúmulo de funções pelos docentes investigados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrieli Gonçalves Machado - 2022.pdfTCC Andrieli Gonçalves Machado - 2022391.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.