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dc.contributor.advisor1Domingues Júnior, Julio Saraçol-
dc.creatorPinheiro, Andrelise Nunes Lemos-
dc.date.accessioned2022-09-30T11:07:01Z-
dc.date.available2022-09-29-
dc.date.available2022-09-30T11:07:01Z-
dc.date.issued2021-10-02-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Andrelise Nunes Lemos. Proposta de solução no apoio de sessões de fisioterapia para amputados baseada em Gamificação. 143p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Curso de Ciência da Computação, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7608-
dc.description.abstractThe present work aims to develop a computational solution in hardware and software that uses gamification methodologies to help physiotherapy professionals in the rehabilitation sessions of upper and lower limb amputees, who are in the pre-prosthetic and prosthetic stages. Thus, a table tennis match simulator is developed to instigate patients to reach the flow state during the session. Thus, a mobile application is developed to collect data from the smartphone’s gyroscope sensor and, through Bluetooth communication with the Arduino prototyping board, this information is forwarded to the simulator. The data received is used to move the virtual racket in the game. Furthermore, physiotherapists have a tool integrated with the tennis match simulator, to monitor the progress of patients during the sessions. In short, this solution proves to be effective in helping both patients and physical therapists in physical rehabilitation sessions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesafiopt_BR
dc.subjectEstado de flowpt_BR
dc.subjectJogos sériospt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subjectChallengept_BR
dc.subjectFlow Statept_BR
dc.subjectSerious Gamespt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectRehabilitationpt_BR
dc.titleProposta de solução no apoio de sessões de fisioterapia para amputados baseada em Gamificaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Amaral, Érico Marcelo Hoff do-
dc.contributor.referee1Domingues Júnior, Julio Saraçol-
dc.contributor.referee2Heinen, Milton Roberto-
dc.contributor.referee3Camargo, Sandro Da Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma solução computacional em hardware e software que utilize metodologias de gamificação para auxiliar os profissionais de fisioterapia nas sessões de reabilitação de amputados de membros superiores e inferiores, que se encontram na etapa pré-protética e protética. Sendo assim, é desenvolvido um simulador de partida de tênis de mesa com o intuito de instigar nos pacientes que os mesmos atinjam o estado de flow durante a sessão. Deste modo, é desenvolvida uma aplicação móvel com o intuito de coletar os dados do sensor giroscópio do smartphone e, através de uma comunicação Bluetooth com a placa de prototipação Arduino, essas informações sejam reencaminhadas para o simulador. Os dados recebidos servem para realizar a movimentação da raquete virtual no jogo. Ademais, os profissionais fisioterapeutas dispõem de uma ferramenta integrada ao simulador de partida de tênis, com a finalidade de acompanhar o progresso dos pacientes durante as sessões. Em suma, a presente solução se demonstra eficaz em auxiliar, tanto os pacientes quanto os profissionais fisioterapeutas, nas sessões de reabilitação física.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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