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dc.contributor.advisor1Bozzetto, Adriana-
dc.creatorPaiva, Thiago Alcantara Ballestero de-
dc.date.accessioned2022-09-08T12:40:53Z-
dc.date.available2022-09-08-
dc.date.available2022-09-08T12:40:53Z-
dc.date.issued2022-08-13-
dc.identifier.citationPAIVA, Thiago Alcantara Ballestero de.De um projeto social para a graduação em música: motivações e perspectivas de egressos de cursos superiores . 58p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7578-
dc.description.abstractThis research had, as a general objective, to know and understand the motivations and perspectives of students egressees from social projects who attended an undergraduate degree in Music. More specifically, knowing and reflecting on the motivations of egressee students who opted for the Licentiate Degree in Music, as well as understanding perspectives and objectives in relation to musical training in the context of higher education, as they reveal the impacts of social projects in their professional choice. As a theoretical framework for understanding the topic under study, authors such as Bozzetto (2012), Souza (2014) and Kleber (2014) contributed to discussions about social projects as spaces for socialization through music. The research adopted a qualitative approach, through semi-structured interviews with two young music egressees who participated in social projects. The research results revealed that the social projects, in which the interviewees took part,provided learning from intensive contact with music, presenting themselves as spaces that became decisive in the students' professional choices. However, they revealed that the motivations for entering a degree in Music are diverse, among them is the possibility of professionalization and improvement in the field of music, more specifically in Licentiate courses. This research also contributed to the understanding and expansion of knowledge about what motivates, moves and drives young egressees of social projects for a degree in Music, in order to enhance the impacts that these projects have on the education of so many children and young people, who see in music the opportunity for professional performance and fulfillment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjetos sociaispt_BR
dc.subjectLicenciatura em Músicapt_BR
dc.subjectFormação musicalpt_BR
dc.subjectEgressos de projetos sociaispt_BR
dc.subjectPráticas musicais coletivaspt_BR
dc.subjectSocial projectspt_BR
dc.subjectDegree in musicpt_BR
dc.subjectMusical trainingpt_BR
dc.subjectEgresses from social projectspt_BR
dc.subjectCollective musical practicespt_BR
dc.titleDe um projeto social para a graduação em música: motivações e perspectivas de egressos de cursos superiorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Bozzetto, Adriana-
dc.contributor.referee2Torres, Maria Cecília de Araujo Rodrigues-
dc.contributor.referee3Teixeira, : Lúcia Helena Pereira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve, como objetivo geral, conhecer e compreender motivações e perspectivas de estudantes egressos de projetos sociais que cursaram uma graduação em Música. Mais especificamente, conhecer e refletir sobre motivações de estudantes egressos que optaram pela Licenciatura em Música, bem como compreender perspectivas e objetivos em relação à formação musical no âmbito do ensino superior, ao revelarem impactos de projetos sociais para a escolha profissional. Como referencial teórico para a compreensão do tema em estudo, autores como Bozzetto (2012), Souza (2014) e Kleber (2014) contribuíram para discussões sobre projetos sociais enquanto espaços de socialização através da música. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas com dois jovens egressos de graduações em Música que participaram de projetos sociais. Os resultados da pesquisa revelaram que os projetos sociais, dos quais os entrevistados fizeram parte, propiciaram aprendizagens a partir do contato intensivo com a música, mostrando-se como espaços que se tornaram decisivos nas escolhas profissionais dos estudantes. Contudo, revelaram que as motivações para ingresso em uma graduação em Música são diversas, dentre elas a possibilidade de uma profissionalização e aperfeiçoamento no campo da música, mais especificamente em cursos de Licenciatura. Esta pesquisa também contribuiu para a compreensão e ampliação de conhecimentos do que motiva, movimenta e impulsiona jovens egressos de projetos sociais para uma graduação em Música, de modo a potencializar os impactos que esses projetos têm na formação de tantas crianças e jovens, que veem na música a oportunidade de atuação e realização profissional.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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