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dc.contributor.advisor1 | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do | - |
dc.creator | Garcia, Mônica Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T16:24:29Z | - |
dc.date.available | 2022-08-11 | - |
dc.date.available | 2022-08-11T16:24:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-07 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Mônica Mendes. Estratégias metodológicas no ensino do português como segunda língua durante a Pandemia Covid-19. 54 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7451 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Português para surdos | pt_BR |
dc.subject | Bilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Portugués a Sordo | pt_BR |
dc.subject | Bilingüismo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologías | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza a distancia | pt_BR |
dc.title | Estratégias metodológicas no ensino do português como segunda língua durante a pandemia Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do | - |
dc.contributor.referee2 | Pérez, Cláudia Camerini Corrêa | - |
dc.contributor.referee3 | Moser, Denise Aparecida | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta um estudo sobre as práticas docentes realizadas com alunos surdos por uma professora de português do nono ano em uma escola bilíngue na cidade de Pelotas no período de ensino remoto. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem por objetivo verificar, a partir do olhar docente, as diferentes estratégias utilizadas pela professora de nono ano, de ensino de língua portuguesa para surdos durante o período pandêmico, identificando suas potencialidades ou não no ensino remoto, bem como o uso das ferramentas tecnológicas. Os resultados aqui apresentados foram discutidos através dos conceitos trazidos por Moran (2022), Rosário (2020), Skliar (2017) e Lebedeff (2010). Para a aplicação desta pesquisa foi realizada uma entrevista semiestruturada, realizada com uma professora de português da escola de surdos da cidade de Pelotas no contexto de pandemia da Covid-19. Os resultados apontam que as metodologias e ferramentas digitais utilizadas pela professora neste período remoto, eram antes utilizadas somente para outras produções, sendo elas ferramentas que todos nós já tínhamos acesso, porém seu uso no meio escolar, de forma pedagógica, não se fazia tão presente, sendo a maioria de grande potencial para o ensino do português como segunda língua. Outra questão identificada foi o uso da visualidade na produção de materiais, na qual demonstrou o olhar atento da professora sobre a cultura na qual está envolvida. Identificamos, ainda, uma lacuna a ser explorada, pois existe carência de produção de materiais para o ensino de português com segunda língua para os surdos, fazendo com que a professora tenha que procurar recursos em outros materiais para adaptação e elaboração educacional para surdos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | Este trabajo presenta un estudio sobre las prácticas docentes realizadas con estudiantes sordos por un profesor de portugués de noveno año en un colegio bilingüe de la ciudad de Pelotas en el periodo de enseñanza a distancia. Esta investigación cualitativa tiene como objetivo verificar, desde el punto de vista del profesor, las diferentes estrategias utilizadas por el profesor de noveno grado de enseñanza de la lengua portuguesa para sordos durante el período de pandemia, identificando sus potencialidades o no en la enseñanza a distancia, así como el uso de herramientas tecnológicas. Los resultados aquí presentados fueron discutidos a través de los conceptos aportados por Moran (2022), Rosario (2020), Skliar (2017) y Lebedeff (2010). Para la aplicación de esta investigación, se realizó una entrevista semiestructurada a un profesor de portugués de la escuela de sordos de la ciudad de Pelotas en el contexto de una pandemia en Covid-19. Los resultados indican que las metodologías y herramientas digitales utilizadas por el profesor en este periodo remoto se utilizaban anteriormente solo para otras producciones, siendo ellas herramientas a las que todos ya teníamos acceso, pero su uso en el entorno escolar, de manera pedagógica, no estaba tan presente, siendo la mayoría de gran potencial para la enseñanza del portugués como segunda lengua. Otro tema identificado fue el uso de la visualidad en la producción de materiales, en el que demostró la mirada atenta de la docente sobre la cultura en la que está involucrada. También identificamos una brecha a explorar, porque hay una falta de producción de materiales para la enseñanza del portugués con un segundo idioma para sordos, lo que hace que el maestro tenga que buscar recursos en otros materiales para la adaptación y elaboración educativa para sordos. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
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MÔNICA MENDES GARCIA2022.pdf | Mônica Mendes Garcia 2022 | 620.74 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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