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dc.contributor.advisor1Silva, Mérli Leal-
dc.creatorCarvalho, Levi Macedo de-
dc.date.accessioned2022-08-01T12:43:59Z-
dc.date.available2022-07-28-
dc.date.available2022-08-01T12:43:59Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, Levi Macedo de. O influenciador virtual como ação de comunicação e percepção de marca: o case Lu, da Magalu. 2022. 81 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7414-
dc.description.abstractSucceeding the initial impact of the introduction of the internet in our lives, we started to realize how an environment of formation and coexistence between individuals and brands, was being built on it. The goal of this research is to analyze the perception of the consumers of the Magalu company over the focused brand values: “people that like people” and digital culture, in the online campaign for 2021’s International Woman’s Day, called #NemLoucaNemSozinha, on Facebook. Therefore, the used methodology was case study, developed through reception study, via mediation hermeneutics, coupled with the analysis technique, content analysis. We explored how the virtual influencer is constituted as a communication strategy when understanding the process of human and brand identity construction, and analyzing how this can be comprised in an advertising campaign and understood by the audience, by dint of the communicational structure emitter-message-receiver. The results point that the company’s history is directly akin to the virtual environment, and thus, Lu, that arises from it, has been in a complexification process together with the company’s development. However, given the width and popularity of the brand and the virtual influencer, it’s humanization – in the practical sense, of personal expression and direct speech to the public, falls short when it comes to the attitude and activities given and expected from her, making the communication of the brand values comprehensible, but superficial. The analysis indicates that the audience’s perception of the proposed theme and brand values in the #NemLoucaNemSozinha campaign had low adherence, mainly due to the lack of engagement promotion, intervention in discussions and feedback by the influencer, Lu.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectMarca registradapt_BR
dc.subjectCampanhas publicitáriaspt_BR
dc.subjectCelebridades da Internetpt_BR
dc.subjectBusiness enterprisespt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.titleO influenciador virtual como ação de comunicação e percepção de marca: o case Lu, da Magalupt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1784136928489107pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5502385894817223pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, João Antônio Gomes-
dc.contributor.referee2Salbego, Juliana Zanini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988575983301662pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoPassado o impacto inicial da inserção da internet em nossas vidas, começamos a perceber como, nela, se construiu um novo ambiente de formação e convivência entre indivíduos e marcas. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos consumidores da empresa Magalu, sobre os valores da marca relativos à humanização e digitalização da empresa, na ação on-line do Dia Internacional da Mulher, #NemLoucaNemSozinha, no Facebook, do ano de 2021. Para isso, a metodologia utilizada foi o estudo de caso, desenvolvido a partir do estudo de recepção, por meio da Hermenêutica das Mediações, que por sua vez, teve como técnica de análise a análise de conteúdo. Exploramos como o influenciador virtual se constitui em estratégia comunicativa ao entendermos o processo de construção de identidade humana e de marca, e analisamos como isso pode ser compreendido em uma campanha publicitária e recebido pelo público, por meio da estrutura comunicacional emissor-mensagem-receptor. Os resultados apontaram que a trajetória da empresa está diretamente ligada ao ambiente virtual, e, portanto, Lu, que surge através deste, vem passando por um processo de complexificação conjunto ao desenvolvimento da empresa. No entanto, devido à abrangência e popularidade da marca e da influenciadora virtual, sua humanização, no sentido prático, de expressão pessoal e comunicação direta com o público, fica aquém das posturas e atividades a ela propostas ou esperadas, tornando a comunicação dos valores compreensível ao público, mas ainda superficiais. A análise indicou que a percepção do público sobre a temática proposta e valores da marca na campanha #NemLoucaNemSozinha teve uma baixa adesão, em grande parte por falta de promoção de engajamento, intervenção nas discussões e feedback por parte da influenciadora Lu.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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Levi Macedo de Carvalho 2022.pdf3.1 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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