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dc.contributor.advisor1Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.creatorMachado, Maria Angelica Noble-
dc.date.accessioned2022-07-04T16:06:10Z-
dc.date.available2022-07-04-
dc.date.available2022-07-04T16:06:10Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.identifier.citationMACHADO, Maria Angelica Noble. Direitos de aprendizagem e campos de experiência na educação infantil: revisão do projeto político pedagógico da EMEI Professora Deborah Thomé Sayão a partir do Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino. 108p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7363-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectDocumento Orientador Curricular do Território Rio-grandinopt_BR
dc.subjectEducación Infantilpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectDocumento de Orientação Curricular do Território Rio-grandinopt_BR
dc.titleDireitos de aprendizagem e campos de experiência na educação infantil: revisão do projeto político pedagógico da EMEI Professora Deborah Thomé Sayão a partir do Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.contributor.referee2Machado, Juliana Brandão-
dc.contributor.referee3Sartori, Jerônimo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Reflexivo analisa o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Deborah Thomé Sayão, no município de Rio Grande/RS, norteado pelo Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino (DOCTRG), a partir da proposta de intervenção com um grupo de professoras atuantes nos níveis I e II, com crianças de 4 a 6 anos, e que trabalham na escola desde sua inauguração. A proposição aqui relatada objetiva promover a reflexão acerca das temáticas trazidas pelo DOCTRG e como estão/estarão contempladas no PPP da escola. A intervenção teve como metodologia a pesquisa-ação, com a proposta de uma análise documental do PPP e do DOCTRG a partir da formação de um grupo focal, em um total de cinco encontros, por meio da plataforma Google Meet. Nos encontros, e posteriores análises, foram levantadas as seguintes temáticas: direitos de aprendizagens, campos de experiências e objetivos dos campos de experiências. Essas temáticas foram retiradas do DOCTRG e necessitavam ser adequadas ao PPP da escola. Ao final dos encontros, a partir dos relatos de todas as participantes e das discussões endossadas pela análise crítica, percebeu-se que ainda que os aspectos descritos como direitos de aprendizagens, campos de experiências e objetivos dos campos de experiências não estivessem citados diretamente no PPP, estavam intrínsecos às práticas das docentes, permeando as propostas de cada profissional e da escola como um todo, fosse nas visitas ao ateliê, na horta, nas visitas ao parque, ou ainda na escolha pelo trabalho com projetos. Assim, constatou-se que falta registrar estes processos no PPP da escola.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste Informe Crítico-Reflexivo analiza el Proyecto Político Pedagógico (PPP) de la Escola Municipal de Educação Infantil Professora Deborah Thomé Sayão, en el municipio de Rio Grande / RS, guiado por el Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino (DOCTRG) , a partir de la propuesta de intervención con un grupo de docentes que trabajan en los niveles I y II, con niños de 4 a 6 años, y que han estado trabajando en la escuela desde su inauguración. La propuesta informada aquí tiene como objetivo promover la reflexión sobre los temas planteados por el DOCTRG y cómo se tratan o se cubrirán en el PPP de la escuela. La intervención tuvo como metodología de investigación acción, con la propuesta de un análisis documental de PPP y DOCTRG a partir de la conformación de un grupo focal, en un total de cinco reuniones, a través de la plataforma Google Meet. En las reuniones, y análisis posteriores, se plantearon los siguientes temas: derechos de aprendizaje, campos de experiencia y objetivos de campos de experiencia. Estos temas se tomaron de DOCTRG y debían adaptarse al PPP de la escuela. Al finalizar las reuniones, a partir de los informes de todos los participantes y de las discusiones avaladas por el análisis crítico, se advirtió que si bien no se mencionaron directamente los aspectos descritos como derechos de aprendizaje, campos de experiencia y objetivos de los campos de experiencia. en el PPP, eran intrínsecos a las prácticas de los docentes, permeando las propuestas de cada profesional y de la escuela en su conjunto, ya sea en visitas al estudio, en el jardín, visitas al parque, o incluso en la elección de trabajar con proyectos. Por lo tanto, se encontró que estos procesos aún deben registrarse en el PPP de la escuela.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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