???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7363
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Jefferson Marçal da | - |
dc.creator | Machado, Maria Angelica Noble | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T16:06:10Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04 | - |
dc.date.available | 2022-07-04T16:06:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-13 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Maria Angelica Noble. Direitos de aprendizagem e campos de experiência na educação infantil: revisão do projeto político pedagógico da EMEI Professora Deborah Thomé Sayão a partir do Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino. 108p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7363 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino | pt_BR |
dc.subject | Educación Infantil | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Documento de Orientação Curricular do Território Rio-grandino | pt_BR |
dc.title | Direitos de aprendizagem e campos de experiência na educação infantil: revisão do projeto político pedagógico da EMEI Professora Deborah Thomé Sayão a partir do Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Jefferson Marçal da | - |
dc.contributor.referee2 | Machado, Juliana Brandão | - |
dc.contributor.referee3 | Sartori, Jerônimo | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Relatório Crítico-Reflexivo analisa o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Deborah Thomé Sayão, no município de Rio Grande/RS, norteado pelo Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino (DOCTRG), a partir da proposta de intervenção com um grupo de professoras atuantes nos níveis I e II, com crianças de 4 a 6 anos, e que trabalham na escola desde sua inauguração. A proposição aqui relatada objetiva promover a reflexão acerca das temáticas trazidas pelo DOCTRG e como estão/estarão contempladas no PPP da escola. A intervenção teve como metodologia a pesquisa-ação, com a proposta de uma análise documental do PPP e do DOCTRG a partir da formação de um grupo focal, em um total de cinco encontros, por meio da plataforma Google Meet. Nos encontros, e posteriores análises, foram levantadas as seguintes temáticas: direitos de aprendizagens, campos de experiências e objetivos dos campos de experiências. Essas temáticas foram retiradas do DOCTRG e necessitavam ser adequadas ao PPP da escola. Ao final dos encontros, a partir dos relatos de todas as participantes e das discussões endossadas pela análise crítica, percebeu-se que ainda que os aspectos descritos como direitos de aprendizagens, campos de experiências e objetivos dos campos de experiências não estivessem citados diretamente no PPP, estavam intrínsecos às práticas das docentes, permeando as propostas de cada profissional e da escola como um todo, fosse nas visitas ao ateliê, na horta, nas visitas ao parque, ou ainda na escolha pelo trabalho com projetos. Assim, constatou-se que falta registrar estes processos no PPP da escola. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | Este Informe Crítico-Reflexivo analiza el Proyecto Político Pedagógico (PPP) de la Escola Municipal de Educação Infantil Professora Deborah Thomé Sayão, en el municipio de Rio Grande / RS, guiado por el Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino (DOCTRG) , a partir de la propuesta de intervención con un grupo de docentes que trabajan en los niveles I y II, con niños de 4 a 6 años, y que han estado trabajando en la escuela desde su inauguración. La propuesta informada aquí tiene como objetivo promover la reflexión sobre los temas planteados por el DOCTRG y cómo se tratan o se cubrirán en el PPP de la escuela. La intervención tuvo como metodología de investigación acción, con la propuesta de un análisis documental de PPP y DOCTRG a partir de la conformación de un grupo focal, en un total de cinco reuniones, a través de la plataforma Google Meet. En las reuniones, y análisis posteriores, se plantearon los siguientes temas: derechos de aprendizaje, campos de experiencia y objetivos de campos de experiencia. Estos temas se tomaron de DOCTRG y debían adaptarse al PPP de la escuela. Al finalizar las reuniones, a partir de los informes de todos los participantes y de las discusiones avaladas por el análisis crítico, se advirtió que si bien no se mencionaron directamente los aspectos descritos como derechos de aprendizaje, campos de experiencia y objetivos de los campos de experiencia. en el PPP, eran intrínsecos a las prácticas de los docentes, permeando las propuestas de cada profesional y de la escuela en su conjunto, ya sea en visitas al estudio, en el jardín, visitas al parque, o incluso en la elección de trabajar con proyectos. Por lo tanto, se encontró que estos procesos aún deben registrarse en el PPP de la escuela. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Maria Angelica Nobre Machado2021.pdf | Maria Angelica Noble Machado 2021 | 1.23 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???