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dc.contributor.advisor1Borges, Gustavo da Rosa-
dc.creatorMunhoz, Paula Gulart-
dc.date.accessioned2022-06-06T17:57:33Z-
dc.date.available2022-06-06T17:57:33Z-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.identifier.citationMUNHOZ, Paula Gulart. O efeito da inovação na relação entre satisfação com o destino turístico, autopromoção no Instagram, recomendação e intenção de revisitar. 81 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7331-
dc.description.abstractTourism is one of the most important service sectors in the world and understanding tourist consumer behavior is an indispensable task for the development of this sector. That said, tourist satisfaction and its consequences is a hotly debated topic in the area of tourism and innovation emerges as an important aspect in this context. In this sense, this study proposes to analyze the effect of innovation on the relationship between satisfaction with the tourist destination, self-promotion on Instagram, recommendation and intention to revisit. Firstly, a qualitative and exploratory study was carried out, based on a focus group, in order to verify which factors lead to satisfaction. Subsequently, a quantitative and descriptive study was carried out, based on the survey method, with a sample of 180 Instagram users who took a leisure trip in 2021. For data analysis, descriptive analysis techniques, exploratory factor analysis were used. and structural equation modeling. As for the results, it was found that satisfaction with the tourist destination is not related to self-promotion on Instagram, however, it is related to the recommendation and intention to revisit the tourist destination. Regarding innovation, it was noticed that it moderates the relationship between satisfaction with the tourist destination and the variables: self-promotion on Instagram and intention to revisit; however, innovation does not moderate the relationship between satisfaction with the tourist destination and recommendation. Therefore, the results suggest that destination managers should invest in aspects that increase the level of tourist satisfaction, as it will contribute to the recommendation and revisitation of the visited place. Furthermore, the results suggest that there is an investment in innovative services, because when tourists see innovation and are satisfied, they intend to return to the visited destination and promote themselves on Instagram, the latter being a motivating factor for sharing experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSatisfação com o destino turísticopt_BR
dc.subjectAutopromoção no Instagrampt_BR
dc.subjectRecomendaçãopt_BR
dc.subjectIntenção de revisitarpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectSatisfaction with the tourist destinationpt_BR
dc.subjectSelf-promotion on Instagrampt_BR
dc.subjectRecommendationpt_BR
dc.subjectIntention to revisitpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.titleO efeito da inovação na relação entre satisfação com o destino turístico, autopromoção no Instagram, recomendação e intenção de revisitarpt_BR
dc.title.alternativeThe effect of innovation on the relationship between satisfaction with the tourist destination, self-promotion on Instagram, recommendation and intention to revisitpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3227884979536649pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162584966597575pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Giancarlo-
dc.contributor.referee2Ferraz, Rafael Camargo-
dc.contributor.referee3Alves, Ricardo Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8779279236738059pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9975610954564787pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4556968403215471pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO turismo é um dos mais importantes setores de serviços do mundo e entender o comportamento do consumidor turista é uma tarefa indispensável para o desenvolvimento deste setor. Isto posto, a satisfação do turista e seus consequentes é um tema bastante debatido na área do turismo e a inovação surge como um aspecto importante nesse contexto. Nesse sentido, este estudo se propõe a analisar o efeito da inovação na relação entre satisfação com o destino turístico, autopromoção no Instagram, recomendação e intenção de revisitar. Primeiramente, realizou-se um estudo qualitativo e exploratório, a partir de um grupo focal, a fim de verificar quais os fatores levam a satisfação. Posteriormente, realizou-se um estudo quantitativo e descritivo, a partir do método survey, tendo como amostra 180 usuários do Instagram e que realizaram uma viagem a lazer em 2021. Para análise dos dados, foram empregadas as técnicas de análise descritiva, análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais. Quanto aos resultados, averiguou-se que a satisfação com o destino turístico não tem relação com a autopromoção no Instagram, entretanto, tem relação com a recomendação e intenção de revisitar o destino turístico. No que tange a inovação, percebeu-se que ela modera a relação entre satisfação com o destino turístico e as variáveis: autopromoção no Instagram e intenção de revisitar; entretanto, a inovação não modera a relação entre satisfação com o destino turístico e recomendação. Logo, os resultados sugerem que os gestores de destinos devem investir em aspectos que aumentem o nível de satisfação dos turistas, pois contribuirá na recomendação e revisitação do local visitado. Ademais, os resultados sugerem que haja um investimento nos serviços inovadores, pois quando o turista enxerga inovação e está satisfeito, ele tem intenção de retornar ao destino visitado e se autopromover no Instagram, sendo este último, um fator motivador para o compartilhamento de experiências.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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