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dc.contributor.advisor1Mello, Fernanda Fiorda-
dc.creatorUgalde, Rita de Cássia de Mello-
dc.date.accessioned2022-05-30T16:46:12Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-05-30T16:46:12Z-
dc.date.issued2021-10-06-
dc.identifier.citationUGALDE, Rita de Cássia de Mello. A influência das embalagens de alimentos e do marketing direcionadas ao público infantil: uma revisão sistemática. 2022. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7302-
dc.description.abstractFood packaging has long ceased to perform its basic functions, and has become an object of marketing and advertising, especially with children and promoting foods considered unhealthy, rich in sugar, salt, fat and with little nutritional composition. thus to increase childhood obesity which has become a cause of concern for rulers. Therefore, the general objective of this work was to carry out a bibliographic survey about the influence of food product packaging, advertising and advertising, marketing, labels and attributes that can draw the attention of children in the purchase decision process and persuasion towards the parents and demonstrate that this influence can be used to encourage the consumption of healthy foods by children. A bibliographic search was carried out in the databases of Science Direct, Scielo and through Capes Journal, and only international articles that presented the most relevant research on packaging, marketing and advertising and the influence exerted by them on children's consumers were chosen. Therefore, the research was carried out using the following keywords: children; marketing; packaging; advertising and its equivalents in English, preferentially choosing works from the last 10 years of publication. It was found that the packaging and its attributes really influence the time of purchase and that children have the power of persuasion with their parents or guardians, inducing them to purchase, that the marketing industry is aware of this information and uses this to their advantage, promoting their products, which the children's audience attaches importance to attributes such as color, shape and gifts, the labels draw their attention due to their color and the use of children's characters. From another perspective, it was shown that packaging and its attributes can be used to promote the intake of healthy foods, that the colors of utensils also influence consumption and that the marketing of certain industries has already started to do this procedure. Therefore, the packaging sector uses marketing, colors and gifts very well to conquer the children's audience and thus leverage their sales.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEmbalagenspt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectKidspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPackagingpt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.titleA influência das embalagens de alimentos e do marketing direcionadas ao público infantil: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0502663897296470pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2193982212350711pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologia de Alimentospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.description.resumoAs embalagens de alimentos há muito tempo deixaram de exercer suas funções básicas, e passaram a ser um objeto de marketing e publicidade, principalmente com o público infantil e promovendo alimentos considerados não saudáveis, ricos em açúcar, sal, gordura e com pouca composição nutricional contribuindo assim para aumentar a obesidade infantil que se tornou uma causa de preocupação de governantes. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico acerca da influência das embalagens de produtos alimentícios, publicidade e propaganda, marketing, rótulos e atributos que possam chamar a atenção do público infantil no processo de decisão de compra e persuasão para com os pais e demonstrar que esta influência pode ser utilizada para estimular o consumo de alimentos saudáveis pelo público infantil. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados do Science Direct, Scielo e através do Periódico Capes e foram somente escolhidos artigos internacionais que apresentaram as mais relevantes pesquisas sobre embalagens, marketing e propaganda e a influência exercida por elas com o consumidor infantil. Para tanto a pesquisa foi realizada utilizando-se as seguintes palavras-chaves: crianças; marketing; embalagens; publicidade e seus equivalentes em língua inglesa, escolhendo-se, preferencialmente, os trabalhos dos últimos 10 anos de publicação. Foi constatado que as embalagens e seus atributos realmente influenciam na hora da compra e que as crianças têm poder de persuasão com seus pais ou responsáveis, induzindo à compra, que a indústria de marketing é sabedora dessa informação e usa isso a seu favor, promovendo seus produtos, que o público infantil dá importância a atributos como cor, forma e brindes, os rótulos chamam sua atenção pela cor e pelo uso de personagens infantis. Por outra óptica foi demostrado que pode-se usar as embalagens e seus atributos para promover a ingestão de alimentos saudáveis, que as cores dos utensílios também influenciam no consumo e que o marketing de determinadas indústrias já começaram a fazer esse procedimento. Portanto o setor de embalagens usa muito bem o marketing, as cores e os brindes para conquistar o público infantil e assim alavancar suas vendas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Tecnologia de Alimentos

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