???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7258
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.creatorPereira, Celoisa-
dc.date.accessioned2022-05-23T20:27:25Z-
dc.date.available2022-05-20-
dc.date.available2022-05-23T20:27:25Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.citationPEREIRA, Celoisa. A matemática sob a perspectiva de alunos de uma escola pública da região da campanha . 54 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7258-
dc.description.abstractThis work presents a study on the perspective of students in the final years of Elementary School in relation to mathematics. In this research, we sought to identify which factors interfere for the constitution of the relation between the student and this subject, which is sometimes considered difficult and complicated. It is understood that listening to what students have to say about mathematics is necessary an approach of this student to this topic. This way, a collective and in person interview was performed with 8th and 9th grade students from a public school in the Campanha region. To achieve the objective, a qualitative approach methodology, with an exploratory nature, was adopted for the investigation and development of this research. The investigation instrument for data production had thirteen guiding questions, alluding to the interest of these students in relation to the mathematics. As outcome, the research subjects reported that they did not always repudiate mathematics. This fact occurred during the advance of the years with the introduction of abstract contents. It was noticed throughout the studies that the lack of understanding of what was being solved is also a factor that interfere with enjoying the mathematics subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.titleA matemática sob a perspectiva de alunos de uma escola pública da região da campanhapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee2Angelo, Claudia Laus-
dc.contributor.referee3Aseff, Dionara Teresinha Aragon-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre a perspectiva de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em relação à matemática. Nesta pesquisa buscou-se identificar quais fatores interferem para a constituição da relação entre o aluno e essa disciplina, que por vezes é julgada difícil e complicada. Compreende-se que ouvir o que os estudantes têm a dizer em relação à matemática se faz necessário para uma aproximação desse aluno com esse tema. Sendo assim, foi realizada uma entrevista coletiva e presencial com alunos do 8º e 9º ano de uma escola pública da região da campanha. Para atingir o objetivo foi adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, de cunho exploratório para a investigação e desenvolvimento desta pesquisa. O instrumento de investigação para a produção de dados contou com treze questões norteadoras, alusivas ao interesse desses alunos em relação à matemática. Como resultados os sujeitos da pesquisa relataram que nem sempre repudiaram matemática. Esse fato ocorreu durante o avanço dos anos, com a introdução de conteúdos abstratos. Percebeu-se ao longo dos estudos realizados que a não compreensão do que estava resolvendo também é um fator que interfere no gostar da disciplina de matemática.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_II_CeloisaPereira_VersaoFinal.pdf836.81 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???