???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/718
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lopardo, Carla Eugenia | - |
dc.creator | Rita, Carla Daneris Valerio | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-17T12:33:03Z | - |
dc.date.available | 2017-01-17T12:33:03Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-01 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/718 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa busca compreender os meios e métodos utilizados por professores, bem como os percursos e olhares voltados para o ensino e aprendizagem de uma aluna deficiente visual no curso de Licenciatura em Música. A revisão bibliográfica realizada para os objetivos deste trabalho revela a necessidade de analisar e compreender melhor o lugar da educação inclusiva no contexto do ensino superior. Autores como Bonilha (2006 e 2010), Lemos e Silva (2011), Louro (2012 e 2015), Melo (2011), Oliveira e Reily (2014) e Tudissaki (2015) abordam diferentes cenários nos quais a inserção de alunos com deficiência no ensino superior enfrentam os desafios de aprendizagem nesse contexto educacional. O referencial metodológico, com base em uma abordagem qualitativa, se fundamenta nas propostas de Flick (2009), Gil (2008) e Stake (2010). Foram realizadas observações não participativas em sala de aula, entrevistas semiestruturadas com os envolvidos nos processos investigativos e registros em diários de campo, de modo a compreender a visão de cada uma das partes sobre os processos de ensino e aprendizagem musical no contexto da educação musical inclusiva. Os resultados desta pesquisa evidenciam a existência de métodos adaptados para o ensino musical em contexto inclusivo, assim como professores ampliam olhares quanto à docência possibilitando a formação de alunos a partir de experiências de inclusão musical nas salas de aula. Ampliar a visão e os conceitos sobre a inclusão de alunos com deficiência, implica investir em possiblidades e potencializar o aprendizado incentivando essa autonomia musical, não se detendo na deficiência, mas usando recursos da Tecnologia Assistiva potencializando as capacidades individuais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research seeks to understand the means and methods used by teachers, as well as the courses and looks aimed at the teaching and learning of a visually impaired student in the Licenciatura in Music course. The literature review carried out for the purposes of this study reveals the need to analyze and better understand the place of inclusive education in the context of higher education. Melo (2011), Oliveira and Reily (2014) and Tudissaki (2015) deal with different scenarios in which the inclusion of students with disabilities In higher education face the challenges of learning in this educational context. The methodological framework, based on a qualitative approach, is based on the proposals of Flick (2009), Gil (2008) and Stake (2010). Nonparticipatory remarks were made in the classroom, semi-structured interviews with those involved in the investigative processes and records in field journals, in order to understand the vision of each of the parties about the teaching and learning processes in the context of inclusive music education. The results of this research evidenced the existence of methods adapted to musical education in an inclusive context, as well as teachers broadening their eyes on teaching, making possible the formation of students from experiences of musical inclusion in classrooms. Broadening the vision and concepts about the inclusion of students with disabilities, implies investing in possibilities and enhancing learning by encouraging this musical autonomy, not dwelling on disability, but using Assistive Technology resources, enhancing individual abilities. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação musical inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Inclusive musical education | en |
dc.subject | Visual deficiency | en |
dc.subject | Higher education | en |
dc.title | Percursos didáticos, olhares e reflexões na perspectiva inclusiva no curso de licenciatura em música da UNIPAMPA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Martins, Claudete da Silva Lima | - |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Música |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC II Carla VERSÃO FINAL BIBLIOTECA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Música | 820.77 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license???