???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7097
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silveira, Paulo Roberto da-
dc.creatorDelgado, Dandara Vilhena-
dc.date.accessioned2022-04-26T19:35:07Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-04-26T19:35:07Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.citationDELGADO, Dandara Vilhena. Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino superior: um estudo de caso no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unipampa. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7097-
dc.description.abstractDue to the need to overcome the fragmentation of scientific knowledge, interdisciplinarity emerged in the second half of the last century. This project aimed to know the advances in the perception of students and teachers linked to the Interdisciplinary Bachelor of Science and Technology (BICT), from the Federal University of Pampa (UNIPAMPA), about interdisciplinarity and its importance in the training of a researcher. For this, we used a qualitative and quantitative research, using a set of data obtained in bibliographic research and through a questionnaire with the students and professors linked to the BICT of UNIPAMPA and graduates trained in the course; the Pedagogical Course Project - PPC in force was used as a research instrument. The responses revealed teaching experiences in the university context under an interdisciplinary character; the perceptions and difficulties are raised, visualized in the comprehension of the investigated subjects; this material obtained is compared with the Political Course Project - PPC and with the concepts extracted from the bibliographic review. It appears that interdisciplinarity is more thought and spoken than experienced. Bearing in mind the importance of interdisciplinarity in the training of future bachelors, professionals and researchers in the area of science and technology, we seek to visualize how the distance between the spoken, the thought and the effectively practiced in the academic scope can be reduced.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleUm olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino superior: um estudo de caso no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unipampapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4972237012241510pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4810993692434345pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoDevido à necessidade de superar a fragmentação do conhecimento científico, a interdisciplinaridade surgiu na segunda metade do século passado. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer os avanços na percepção dos alunos e professores vinculados ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação de um pesquisador. Para isto, utilizou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, utilizando-se de um conjunto de dados obtidos em pesquisas bibliográficas e através de questionário com os discentes e professores vinculados ao BICT da UNIPAMPA egressos no curso; como fonte de pesquisa tomou-se o Projeto Pedagógico de Curso - PPC em vigor. As respostas revelaram experiências de ensino no contexto universitário sob um caráter interdisciplinar; levantam-se as percepções e dificuldades, visualizadas na compreensão dos sujeitos investigados; este material obtido é cotejado com o Projeto Político de Curso - PPC e com os conceitos extraídos da revisão bibliográfica. Constata-se que a interdisciplinaridade é mais pensada e falada do que vivenciada. Tendo em vista a importância da interdisciplinaridade na formação dos futuros bacharéis, profissionais e pesquisadores na área da ciência e tecnologia, busca-se visualizar como se pode diminuir a distância entre o falado, o pensado e o efetivamente praticado no âmbito acadêmico.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dandara Vilhena Delgado - 2021.pdf415.23 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???