???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7080
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Baccin, Alciane Nolibos-
dc.creatorRocha, Sarah Christine Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-04-26T19:25:49Z-
dc.date.available2022-04-26T19:25:49Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationROCHA, Sarah Christine Gonçalves. Google Earth: potencialidades para o jornalismo a partir da geografia da comunicação. 2022. 58 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7080-
dc.description.abstractMaps are resources used for location since the beginning of civilizations, with the aim of making life easier for society. With technological advances, new location resources were created, such as virtual maps generated from satellites. Despite seeming just a spatial representation of the globe, the creation of maps involves issues such as scales that depend on the surface to be published and even political and social issues, so maps go far beyond representations of reality. With satellite technology, the capture of images much closer to reality has changed some geographical perspectives over the years. This process has intensified with the internet and geolocation programs. In addition, it was not only Geography that benefited from technology, in journalism, digital appears as another means of information with the possibility that new journalistic narratives are built. In this space, Google Earth emerges as a possibility to invest in the construction of journalistic narratives. Our guiding question aims to investigate how Google Earth can enhance journalistic narratives and build other spatial perspectives closer to social reality. For this, we defined as main objective to identify the potential of Google Earth to contextualize journalistic narratives and, thus, build reality. The methodological perspective we adopted is the Case Study as an Illustration to understand how five journalistic products made use of Google Earth. Finally, we come to some considerations that show us that Google Earth can be used to report the journalistic event in a more contextualized, innovative and captivating way to the consumer and at the same time taking the reader/user of the information to the place of the facts in a more contextualized way. closer to the reality portrayed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectGoogle Earthpt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.titleGoogle Earth: potencialidades para o jornalismo a partir da geografia da comunicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3430543893233059pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6112297707028956pt_BR
dc.contributor.referee1Belochio, Vivian de Carvalho-
dc.contributor.referee2Sousa, Paulo Victor Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4732071477125091pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4725235461282683pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoOs mapas são recursos utilizados para localização desde o início das civilizações, com o objetivo de facilitar a vida da sociedade. Com o avanço tecnológico, novos recursos de localização foram criados, como é o caso de mapas virtuais, gerados a partir de satélites. Apesar de parecer apenas uma representação espacial do globo terrestre, a criação de mapas envolve questões como escalas que dependem da superfície a ser publicada e até de questões políticas e sociais, por isso, mapas vão muito além de representações do real. Com a tecnologia dos satélites, a captura de imagens muito mais próximas da realidade mudaram algumas perspectivas geográficas ao longo dos anos. Este processo se intensificou com a internet e os programas de geolocalização. Além disso, não foi só a Geografia que foi beneficiada com a tecnologia, no jornalismo, o digital surge como outro meio de informação com a possibilidade que novas narrativas jornalísticas sejam construídas. Nesse espaço, o Google Earth surge como uma possibilidade de se investir para a construção de narrativas jornalísticas. Nossa pergunta norteadora visa investigar de que forma o Google Earth pode potencializar as narrativas jornalísticas e construir outras perspectivas espaciais mais próximas à realidade social. Para isso, definimos como principal objetivo identificar as potencialidades do Google Earth para contextualizar as narrativas jornalísticas e, assim, construir a realidade. A perspectiva metodológica que adotamos é o Estudo de Caso como Ilustração para compreender como cinco produtos jornalísticos fizeram uso do Google Earth. Por fim, chegamos a algumas considerações que nos apontam que o Google Earth pode ser usado para relatar o acontecimento jornalístico de maneira mais contextualizada, inovadora e cativante ao consumidor e ao mesmo tempo levando o leitor/usuário da informação até o local dos fatos de maneira mais próxima à realidade retratada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Jornalismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Sarah Christine Gonçalves Rocha 2022.pdf3.35 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???