???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Simioni, Taise-
dc.creatorFreire, Shéren Salvo-
dc.date.accessioned2022-04-07T18:49:54Z-
dc.date.available2022-04-07-
dc.date.available2022-04-07T18:49:54Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.citationFREIRE, Shéren Salvo. A abordagem da análise linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa. 35 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7016-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the presence or absence of linguistic analysis in a 7th year textbook of a municipal public school in the city of Bagé/RS. For the development of the analysis, the exercises of the book dedicated to the work with the anaphoric accusative of third person were analyzed and the categories of analysis were based on the three axes for the teaching of grammar proposed by Vieira (2018). As a result, it was obtained that, although the authors of the textbook seem to present a concern to elaborate the content from the perspective of linguistic analysis, this does not occur entirely in the exercises.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectLinguistic analysispt_BR
dc.subjectGrammarpt_BR
dc.titleA abordagem da análise linguística em livros didáticos de Língua Portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Simioni, Taise-
dc.contributor.referee2Teixeira, Isabel Cristina-
dc.contributor.referee3Silva, Thiago Santos da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a presença ou ausência de análise linguística em um livro didático de 7º ano de uma escola pública municipal da cidade de Bagé/RS. Para o desenvolvimento da análise foram analisados os exercícios do livro que se dedicavam ao trabalho com o acusativo anafórico de terceira pessoa e as categorias de análise foram fundamentadas nos três eixos para o ensino de gramática propostos por Vieira (2018). Como resultado, obteve-se que, apesar dos autores do livro didático parecerem apresentar uma preocupação em elaborar o conteúdo a partir da perspectiva da análise linguística, isto não ocorre de modo integral nos exercícios.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Sheren_Freire_versao_final.pdf683.87 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???