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dc.contributor.advisor1 | Kelm, Miriam Denise | - |
dc.creator | Morales, Sabrina De Oliveira Da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T18:48:42Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07 | - |
dc.date.available | 2022-04-07T18:48:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-07 | - |
dc.identifier.citation | MORALES, Sabrina De Oliveira da. A representação da mulher em O conto da aia: um estudo da obra a partir da verossimilhança em relação à realidade. 66 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7015 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work aims to analyze the dystopian novel O Conto da Aia (1985), by Canadian writer Margaret Atwood, from the possible relationships of the work to reality, with a main focus on the way women are seen. and treated, especially Brazilian women, due to the machismo established in our society. I talk about how patriarchal culture is rooted in our lives and culminates in the discrepancy between male and female genders, in which men have the power to do what they want, while women are judged for their actions. Throughout this research, I tried to answer some questions that arise with the reading of the narrative, also bringing the concepts of dystopia and totalitarianism, which are essential for the understanding of the work and, also, I presented a brief history of the struggle of the Brazilian feminist movement, in search for rights and respect, to better understand how we got to the present moment. The main works that provide the theoretical support for this research are: The second sex, by Simone de Beauvoir (1949), Brazilian feminist thought - formation and context, organized by Heloísa Buarque de Hollanda (2019) and Origins of totalitarianism, by Hannah Arendt (1951). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | O conto da aia | pt_BR |
dc.subject | Margaret Atwood | pt_BR |
dc.subject | Distopia | pt_BR |
dc.subject | Totalitarismo | pt_BR |
dc.subject | Movimento feminista brasileiro | pt_BR |
dc.subject | The Handmaid's Tale | pt_BR |
dc.subject | Margaret Atwood | pt_BR |
dc.subject | Dystopia | pt_BR |
dc.subject | Totalitarianism | pt_BR |
dc.subject | Brazilian feminist movement | pt_BR |
dc.title | A representação da mulher em o conto da aia: um estudo da obra a partir da verossimilhança em relação à realidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kelm, Miriam Denise | - |
dc.contributor.referee2 | Corrêa, Lúcia Maria Britto | - |
dc.contributor.referee3 | Rego, Zíla Letícia Goulart Pereira | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo estudar o feminismo, em especial no Brasil, dialogando com o romance distópico O Conto da Aia (1985), da escritora canadense Margaret Atwood, a partir das possíveis relações da obra para com a realidade, com enfoque principal no modo como as mulheres são vistas e tratadas, sobretudo as brasileiras, devido ao machismo instaurado em nossa sociedade. Discorro sobre como a cultura patriarcal está enraizada em nossas vidas e culmina na discrepância entre os gêneros masculino e feminino, em que os homens têm o poder de fazer o que quiserem, enquanto as mulheres são julgadas pelos seus atos. Ao longo desta pesquisa, tentei responder algumas questões que surgem com a leitura da narrativa, trazendo também os conceitos de distopia e totalitarismo, que são essenciais para o entendimento da obra e, também, apresentei um breve histórico da luta do movimento feminista brasileiro, em busca de direitos e respeito, para compreendermos melhor como chegamos até o presente momento. As principais obras que dão o suporte teórico para esta pesquisa são: O segundo sexo, de Simone de Beauvoir (1949), Pensamento feminista brasileiro - formação e contexto, organizado pela Heloísa Buarque de Hollanda (2019) e Origens do totalitarismo, de Hannah Arendt (1951). | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
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TCC_ll____Versao_finalizada__Sabrina_Morales.pdf | 828.62 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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