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dc.contributor.advisor1 | Corrêa, Lúcia Maria Britto | - |
dc.creator | Machado, Emanuel de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T18:23:57Z | - |
dc.date.available | 2022-04-06 | - |
dc.date.available | 2022-04-07T18:23:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-21 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Emanuel de Oliveira. Raskólnikov e Meursault : um diálogo absurdo. 66 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6987 | - |
dc.description.abstract | This Course Conclusion Work promotes a comparison between the main characters (Raskólnikov and Meursault) of the works Crime and Punishment, by the Russian writer Fiódor Dostoiévski, and The Stranger, by the Franco-Algerian writer Albert Camus. Based on the concept of Comparative Literature, the comparison between the characters occurs in order to analyze the conduct, the world view, and the reflections of Raskólnikov and Meursault, discussing the internal universe of the works and the influence of the context on the actions of the protagonists. , aiming at an approximation between the extraordinary man of Fyodor Dostoevsky and the absurd man, of Albert Camus. Thus, it was possible to observe how the characters behave in the face of the Absurdity of existence, a philosophical concept used by Albert Camus, and how much the context interfered with the construction of the characters. We conclude that the extraordinary man and the absurd man dialogue insofar as they both address issues related to the concept of nihilism, but Crime and Punishment and its protagonist are a denunciation of Dostoevsky against Russian nihilism, while The Stranger, from the figure of Meursault and his indifference, denounces the 20th century nihilism that, in Camus' view, promoted genocides and a series of totalitarian regimes in Europe, thus having a difference in the authors' conception of nihilism, from concepts of nihilism explored by Joseph Frank in his work, which consists of a vast biography of Dostoevsky, and also by Albert Camus in two of his essays: The Myth of Sisyphus and The Revolted Man. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comparação | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Absurdo | pt_BR |
dc.subject | Niilismo | pt_BR |
dc.subject | Comparison | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Absurd | pt_BR |
dc.title | Raskólnikov e Meursault : um diálogo absurdo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Corrêa, Lúcia Maria Britto | - |
dc.contributor.referee2 | Kelm, Miriam Denise | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, João Pedro Rodrigues | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso promove uma comparação entre as personagens protagonistas (Raskólnikov e Meursault) das obras Crime e Castigo, do escritor russo Fiódor Dostoiévski, e O Estrangeiro, do escritor franco-argelino Albert Camus. A partir do conceito da metodologia disposta na Literatura Comparada, a comparação entre as personagens ocorre de forma a analisar a conduta, a visão de mundo, e as reflexões de Raskólnikov e Meursault, discorrendo sobre o universo interno das obras e a influência do contexto nas ações dos protagonistas, visando uma aproximação entre o homem extraordinário de Fiódor Dostoiévski e o homem absurdo, de Albert Camus. Assim, foi possível observar como as personagens se comportam diante do Absurdo da existência, conceito filosófico utilizado a partir de Albert Camus, e quanto o contexto interferiu na construção das personagens. Concluímos que o homem extraordinário e o homem absurdo dialogam na medida em que ambos abordam questões referentes ao conceito de niilismo, porém Crime e Castigo e seu protagonista são uma denúncia de Dostoiévski contra o niilismo russo, enquanto O Estrangeiro, a partir da figura de Meursault e sua indiferença, denuncia o niilismo do século XX que na visão de Camus promoveu genocídios e uma série de regimes totalitários na Europa, havendo, assim, uma diferença na concepção de niilismo para os autores, a partir de conceitos de niilismo explorados por Joseph Frank em sua obra, que consiste em uma vasta biografia de Dostoiévski, e também por Albert Camus em dois seus ensaios: O Mito de Sísifo e O Homem Revoltado. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
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EMANUEL_DE_OLIVEIRA_MACHADO___TCC_FINAL_24_03_2022.pdf | 564.43 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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