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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Simioni, Taíse-
dc.creatorSilveira, Raissa Lamadril da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-05T21:14:41Z-
dc.date.available2022-04-05-
dc.date.available2022-04-05T21:14:41Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Raissa Lamadril da Silva. OOs impactos da lei 5692/71 no ensino de língua portuguesa: uma análise sobre a edição nº 140 de 1972 da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul. 71 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6982-
dc.description.abstractTeaching is constantly undergoing reformulations and updates due to changes in the laws that govern it. Such restructurings are influenced by the historical-social context in which they are inserted and are passed on to teachers through official documents. Thus, this research is part of the perspective of revealing how the teaching of Portuguese was conceived in the Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (RE/RS), specifically, in the 1970s, from the reformulation of the Lei de Diretrizes e Bases nº 5692/ 71 (LDB/71). The main objective is to analyze how the information provided in the edition nº 140 of Revista do Ensino propagates the changes related to the teaching of Portuguese language after the enactment of the Lei de Diretrizes e Bases nº 5692/71. The specific objectives are the following: identify the relationships between the educational guidelines provided for by the LDB/71 and the information presented by the RE/RS; analyze how Theory of Communication is approached in print; and understand in what way the teaching of Portuguese is adapted to the current educational guidelines. This research is justified due to the relevance that the aforementioned Revista do Ensino had and because the edition nº 140 teaches what was being foreseen in the LDB/71. Regarding the methodology, it is a qualitative research with a descriptive-explanatory character, centered on the use of document analysis. The discussion of the results is organized around two categories of analysis, namely: i) approximations between the changes proposed by LDB/71 and the information provided by RE/RS; and ii) the Theory of Communication, the teaching of Portuguese Language and the educational guidelines of 1970. The results indicate that the printed material taught the governmental guidelines laid down for the teaching of Portuguese in order to serve teachers as a support material for the permanent update. The Journal does not mention the Theory of Communication, but presents the communication process that is in accordance with the assumptions defended by Roman Jakobson (1993), having language as a communication instrument. Finally, it is worth mentioning that the aforementioned theory influenced the conception of language and teaching Portuguese at the time, and these changes will appear in the printed matter under analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectRevista do Ensino do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectTeoria da comunicaçãopt_BR
dc.subjectLDB 5692/71pt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.subjectTheory of communicationpt_BR
dc.titleOs impactos da lei 5692/71 no ensino de língua portuguesa: uma análise sobre a edição nº 140 de 1972 da Revista do Ensino do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.contributor.referee1Simioni, Taíse-
dc.contributor.referee2Bica, Alessandro Carvalho-
dc.contributor.referee3Teixeira, Isabel Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee4Gervasio, Simôni Costa Monteiro-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO ensino está constantemente passando por reformulações e atualizações devido às mudanças nas leis que o regem. Tais reestruturações sofrem interferências do contexto histórico-social em que estão inseridas e são passadas aos professores por meio de documentos oficiais. Assim, essa pesquisa se insere na perspectiva de desvelar como o ensino de Língua Portuguesa (LP) era concebido na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (RE/RS), especificamente, na década de 1970, a partir da reformulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 5692/71 (LDB/71). O objetivo geral é analisar como as informações dispostas na edição nº 140 da Revista do Ensino propagam as mudanças referentes ao ensino de Língua Portuguesa após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases nº 5692/71. Já os objetivos específicos são os seguintes: identificar as relações entre as diretrizes educacionais previstas pela LDB/71 e as informações apresentadas pela RE/RS; analisar de que forma a Teoria da Comunicação é abordada pelo impresso; e compreender de que maneira o ensino de LP se adequa às diretrizes educacionais vigentes. Justifica-se essa pesquisa devido à relevância que a já citada Revista possuiu e porque a edição nº 140 didatiza o que estava sendo previsto na LDB/71. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-explicativo, centrada no uso da análise documental. A discussão dos resultados está organizada em torno de duas categorias de análise, sendo elas: i) aproximações entre as mudanças propostas pela LDB/71 e as informações trazidas pela RE/RS; e ii) a Teoria da Comunicação, o ensino de Língua Portuguesa e as diretrizes educacionais de 1970. Os resultados apontam que o impresso didatizou as diretrizes governamentais dispostas para o ensino de LP, de maneira a servir aos professores como um material de suporte para a atualização permanente. A Revista não menciona a Teoria da Comunicação, mas apresenta o processo de comunicação que está em conformidade com os pressupostos defendidos por Roman Jakobson (1993), tendo a língua como um instrumento de comunicação. Por fim, vale dizer que a teoria supracitada influenciou a concepção de língua e de ensino de LP à época, e essas modificações vão aparecer no impresso em análise.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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