???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6941
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Hölzle, Luís Roberto Brudna-
dc.creatorLuz, Natanna Antunes da-
dc.date.accessioned2022-03-31T18:00:20Z-
dc.date.available2022-03-31-
dc.date.available2022-03-31T18:00:20Z-
dc.date.issued2022-03-14-
dc.identifier.citationLUZ, Natanna Antunes da. A fotografia como recurso didático no processo de ensino de química. 99 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6941-
dc.description.abstractIn the first half of the 19th century, the photographic record was presented to the French Society of Sciences and, from that moment on, photography permeated the sciences in its most diverse areas and with its expansion, the lack of tools for such an apparatus became evident. for some research. As soon as, its evolution occurred in the most diverse levels, and with that, it surpassed the academic walls, registering the society, the daily one and transforming it into something indispensable in the 21st century. The present work aims to investigate the use of photography as a tool in the teaching-learning process of chemistry, seeking to contribute to the expansion of scientific concepts through observational writing, using the daily life of students as an object of study. It is understood that in the current scenario, photography is linked beyond digital cameras, including itself as one of the main tools of cellular devices, in this way, it is questioned how such a globalized and easily accessible instrument is little used to the education. Knowing that it contains a great potential for observation and discussion in the school space and in different areas of knowledge. The research was carried out with 12 students from a third-year high school class of a public school located in Aceguá/RS, initially applying field research and soon after implementing a didactic sequence that was developed in six moments (asynchronous, synchronous and face-to-face), which are all presented and discussed in the course of the work and evaluated qualitatively. It is considered that the research corresponded to the expected results, with a positive impact on the construction of students' knowledge, thus expanding scientific concepts and improving students' creativity, autonomy and observation of the chemistry present in their daily lives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectDidactic Resourcept_BR
dc.titleA fotografia como recurso didático no processo de ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Firme, Márcia Von Frühauf-
dc.contributor.referee1Holzle, Luís Roberto Brudna-
dc.contributor.referee2Martins, Márcio Marques-
dc.contributor.referee3Zimmermann, Nilo Eduardo Kehrwald-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoNa primeira metade do século XIX, o registro fotográfico foi apresentado à Sociedade Francesa de Ciências e, a partir deste momento, a fotografia permeou as ciências nas suas mais diversas áreas. E com a sua expansão tornou-se evidente a carência de ferramentas de tal aparato para algumas pesquisas. Tão logo, a evolução fotográfica ocorreu nos mais diversos níveis, e com isto ultrapassou os muros acadêmicos, registrando a sociedade, o cotidiano e a transformando-a em algo indispensável no século XXI. O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso da fotografia como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de química, buscando contribuir para a ampliação de conceitos científicos através da escrita por observação, usando como objeto de estudo o cotidiano dos estudantes. Compreende-se que no cenário atual, a fotografia vincula-se para além das câmeras digitais, incluindo-se como uma das principais ferramentas de dispositivos celulares. Desta maneira, questiona-se como um instrumento tão globalizado e de fácil acesso é pouco utilizado para o ensino. Sabendo-se que este contém um grande potencial de observação e discussão no espaço escolar e em diferentes áreas do conhecimento. A pesquisa foi feita com 12 estudantes de uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública situada em Aceguá/RS, sendo aplicada, inicialmente, foi feita uma investigação de campo e logo após implementada uma sequência didática que desenvolveu-se em seis momentos (assíncronos, síncronos e presenciais), os quais são todos apresentados e discutidos no decorrer do trabalho e avaliados de forma qualitativa. Considera-se que a pesquisa correspondeu aos resultados esperados, havendo um impacto positivo na construção de conhecimento dos estudantes, ampliando assim os conceitos científicos e aprimorando a criatividade, autonomia e observação dos alunos quanto a química presente no cotidiano destes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Natanna_Antusnes_da_Luz.pdf4.65 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???