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dc.contributor.advisor1Santos, Mauricio Silveira dos-
dc.creatorFreitas Júnior, Plácido Jorge Dutra de-
dc.date.accessioned2022-03-31T17:51:47Z-
dc.date.available2022-03-30-
dc.date.available2022-03-31T17:51:47Z-
dc.date.issued2022-03-10-
dc.identifier.citationFREITAS JÚNIOR, Plácido Jorge Dutra de. Avaliação funcional pelo método de serventia e uso de aplicativo de smartphone para auxiliar na gerência de pavimentos asfálticos. Orientador: Mauricio Silveira dos Santos. 2022. 68p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6932-
dc.description.abstractWith the increasing growth of the vehicle fleet across the country, it is necessary to create new technologies for the management of flexible pavements, whether rural or urban. The main objective of this work is to verify the possibility of using smartphones to verify the longitudinal irregularity of urban pavements and to correlate with the Current Useful Value method, already consolidated for this purpose. The work was carried out in the city of São Gabriel, in the state of Rio Grande do Sul, where 20 sections of flexible pavements were evaluated using a smartphone with the SmartIRI application and using the Value of Current Usefulness (VSA), the evaluation covered sections of pavements of varying ages, sections with many repairs, and sections that have not been repaired for a long time. After data collection, evaluations and notes were made of which sections should be repaired or reconstructed in descending order of priority, as well as the types of repair to be performed. Of the more than 33 thousand meters of flexible pavement evaluated, the study showed that 96% of the pavements were in good condition and maintained an average IRI of 2.81 m/km, while for the VSA, 28% of the sections were evaluated with a classified concept as good and having the other concepts with better distributed values. It is understood that the objectives proposed by the work were achieved and the results were satisfactory, with the exception that new studies must be carried out, with the improvement of applications and the correlation with other flexible pavement evaluation tools. Keywords: Longitudinal irregularity, Current Use Value, Smartphone, flexible pavement, SmartIRI, pavement management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPavimentos de concreto asfálticopt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectPavements, Asphalt concretept_BR
dc.subjectPavements, Flexiblept_BR
dc.titleAvaliação funcional pelo método de serventia e uso de aplicativo de smartphone para auxiliar na gerência de pavimentos asfálticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoCom o crescimento cada vez maior da frota de veículos em todo o país, faz-se necessário a criação de novas tecnologias para a gerência dos pavimentos flexíveis, sejam eles rurais ou urbanos. Este trabalho tem por objetivo principal verificar a possibilidade do uso de smartphones na verificação da irregularidade longitudinal dos pavimentos urbanos e correlacionar com método de Valor de Serventia Atual, já consolidado para este fim. O trabalho foi realizado na cidade de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, onde foram avaliadas 20 seções de pavimentos flexíveis com o uso de smartphone com o aplicativo SmartIRI e com o uso do Valor de Serventia Atual (VSA), a avaliação abrangia seções de pavimentos com idades variadas, seções com muitos reparos e seções que não sofriam reparos há muito tempo. Após a coleta de dados foram feitas a avaliações e apontamentos de quais seções deveriam ser reparadas ou reconstruídas em ordem decrescente de prioridade, bem como os tipos de reparo a serem feitos. Dos mais de 33 mil metros de pavimento flexível avaliados, o estudo apontou que 96% dos pavimentos estavam em boas condições e mantinham a uma média de IRI de 2,81m/km, já para o VSA 28% das seções tiveram avaliação com conceito classificado como bom e tendo os demais conceitos com valores mais bem distribuídos. Entende-se que os objetivos propostos pelo trabalho foram alcançados e os resultados foram satisfatórios, com a ressalva que novos estudos devem ser feitos, com o aprimoramento dos aplicativos e a correlação com outras ferramentas de avalição de pavimentos flexíveis. Palavras-Chave: Irregularidade longitudinal, Valor de Serventia Atual, Smartphones, pavimento flexível, SmartIRI, gerência de pavimentos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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