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dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone Barros de-
dc.creatorCoffi, Maria Fernanda Avila-
dc.date.accessioned2022-03-31T17:42:01Z-
dc.date.available2022-03-31T17:42:01Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationCOFFI, Maria Fernanda Avila. Justiça restaurativa: contribuições para a emancipação humana. 2022. 26 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6925-
dc.description.abstractThe present article aims to reflect on the contribution of the restorative paradigm for human emancipation. It is the result of a qualitative bibliographical research based on the productions of journals in the area of Social Work linked to graduate programs in the period between 2016-2021. According to the literature review process, it was possible to identify the inefficiency of academic production that makes a relationship between human emancipation and emancipatory educational processes. The absence of this debate in Social Work is notorious. The results point to restorative justice as new practices that can offer effective answers for the solution of conflicts present in human relations. In education, there is the challenge of a necessary process for learning and overcoming moralistic, punitive, and oppressive processes that are still reproduced in human praxis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJustiça Restaurativapt_BR
dc.subjectConflito (Psicologia)pt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRestorative justicept_BR
dc.subjectConflict (Psychology)pt_BR
dc.titleJustiça restaurativa: contribuições para a emancipação humanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0986378647706106pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6087608900823784pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Monique Soares-
dc.contributor.referee2Ferreira, Ewerton da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4355005846557027pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3975905350993124pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo objetiva refletir sobre a contribuição do paradigma restaurativo para a emancipação humana. É resultado de pesquisa qualitativa bibliográfica com base nas produções de revistas da área do Serviço Social vinculadas a programas de pós-graduação no período entre 20162021. Conforme o processo de revisão bibliográfica, foi possível identificar a ineficiência de produção acadêmica que faça relação entre emancipação humana e os processos educacionais emancipatórios. É notória a ausência desse debate no Serviço Social. Os resultados apontam a justiça restaurativa como novas práticas que podem oferecer respostas efetivas para a solução de conflitos presentes nas relações humanas. Tem-se na educação o desafio de um processo necessário para o aprendizado e superação de processos moralistas, punitivos e opressores, que ainda são reproduzidos nas práxis humanas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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