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dc.contributor.advisor1Santos, Larissa Conceição dos-
dc.creatorMachado, Anna Clara Pereira-
dc.date.accessioned2022-03-28T15:07:04Z-
dc.date.available2022-03-28T15:07:04Z-
dc.date.issued2022-03-10-
dc.identifier.citationMACHADO, Anna Clara Pereira. Um estudo da cultura organizacional e da comunicação interna na startup Conube. 2022. 44 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6903-
dc.description.abstractThe research seeks to understand and analyze the Organizational Culture and internal communication in Startups-type companies, focusing on understanding how it develops, and how it influences internal communication activities in this type of organization. For this purpose, the Brazilian startup Conube, in the accounting segment, based in the city of São Paulo, was chosen as a case study object. The study, of an exploratory nature, had as main methodologies the bibliographic research, which seeks to understand the theme addressed, the exploratory documental research, as well as the case study, whose object of analysis was the company Conube. To collect information about the culture and internal communication, a semistructured interview was carried out, consisting of 10 open questions, directed to the startup's human resources manager. As main results, there is a close relationship between organizational culture and internal communication, the particularities of such factors when it comes to a startup-type company, whose main differences lie in the importance of innovation, creativity, knowledge management and favoring the collaborative environment among startup employees.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectComunicação na administraçãopt_BR
dc.subjectEmpresas novaspt_BR
dc.subjectCorporate culturept_BR
dc.subjectCommunication in managementpt_BR
dc.titleUm estudo da cultura organizacional e da comunicação interna na startup Conubept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0379490163718442pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3992717755933028pt_BR
dc.contributor.referee1Lubeck, Elisa-
dc.contributor.referee2Fernandes, Fabio Fra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9428497716148976pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3840407630244162pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA pesquisa busca compreender e analisar a Cultura Organizacional e a comunicação interna em empresas do tipo Startups, tendo como foco entender de que maneira ela se desenvolve, e como ela influencia as atividades de comunicação interna nesse tipo de organização. Para tanto, escolheu-se como objeto de estudo de caso a startup brasileira Conube, do segmento de contabilidade, sediada na cidade de São Paulo. O estudo, de natureza exploratória, teve como metodologias principais a pesquisa bibliográfica, que busca a compreensão acerca da temática abordada, a pesquisa exploratória documental, bem como o estudo de caso, cujo objeto de análise foi a empresa Conube. Para a coleta de informações sobre a cultura e a comunicação internas, realizou-se uma entrevista semiestruturada, composta por 10 perguntas abertas, direcionada a gestora de recursos humanos da startup. Como principais resultados, observa-se a estreita relação entre cultura organizacional e comunicação interna, as particularidades de tais fatores quando se trata de uma empresa do tipo startup, cujas principais diferenças residem na importância da inovação, da criatividade, da gestão do conhecimento e do favorecimento ao ambiente colaborativo entre os colaboradores das startups.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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