???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6900
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Finger, Alice Fonseca-
dc.creatorCadaval, Luana Souza-
dc.date.accessioned2022-03-24T19:44:12Z-
dc.date.available2022-03-24T19:44:12Z-
dc.date.issued2022-03-07-
dc.identifier.citationCADAVAL, Luana Souza. Desenvolvimento e avaliação de objetos de aprendizagem para o ensino de lógica matemática. Orientador: Alice Fonseca Finger. 2022. 72p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Curso de Ciência da Computação, Alegrete, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6900-
dc.description.abstractLearning objects are an advantageous tool to be used as support in the teaching and learning process. With technology increasingly present in students’ daily lives, there is a challenge in keeping students’ attention during classes through the traditional teaching method. This fact is noticed mainly in initial subjects in computer courses, which end up involving logical reasoning, being one of the great difficulties and reasons for failure. Therefore, this work aimed to develop learning objects for initial contents of propositional logic, seen in the discipline of Mathematical Logic. The Ardora tool was used for the elaboration of learning objects, totaling the creation of 35 exercises using interactive formats to order, complete, answer, relate and mark. To show the acceptability of the objects, a TAM assessment was conducted with students and monitors of the discipline. After using the learning objects by students and monitors, we performed a quantitative and qualitative analysis regarding the usefulness, ease of use, intended use and acceptability of these objects by the Mathematical Logic class. The results of the analyzes were positive, highlighting the great acceptability on the part of the students, as well as interest in using learning objects to improve their teaching and learning not only in Mathematical Logic, but also in other disciplines of the Engineering course. Software that were made available.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectLógica matemáticapt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_BR
dc.subjectComputer sciencept_BR
dc.subjectLearning objectspt_BR
dc.subjectMathematical logicpt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectOpen educational resourcespt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de objetos de aprendizagem para o ensino de lógica matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoOs objetos de aprendizagem são uma vantajosa ferramenta para ser utilizada como apoio no processo de ensino e aprendizagem. Com a tecnologia cada vez mais presente no cotidiano dos alunos, há um desafio em conseguir manter a atenção dos discentes durante as aulas através do método tradicional de ensino. Esse fato é percebido principalmente em disciplinas iniciais nos cursos de computação, que acabam envolvendo o raciocínio lógico, sendo uma das grandes dificuldades e motivos para reprovação. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver objetos de aprendizagem para conteúdos iniciais de lógica proposicional, vistos na disciplina de Lógica Matemática. Foi utilizada a ferramenta Ardora para a elaboração dos objetos de aprendizagem, totalizando a criação de 35 exercícios utilizando formatos interativos de ordenar, completar, responder, relacionar e marcar. Para mostrar a aceitabilidade dos objetos, uma avaliação TAM foi conduzida com alunos e monitores da disciplina. Após a utilização dos objetos de aprendizagem pelos alunos e monitores, realizamos uma análise quantitativa e qualitativa quanto à utilidade, facilidade de uso, pretensão de uso e aceitabilidade desses objetos pela turma de Lógica Matemática. Os resultados das análises mostraram-se positivos, destacando-se a grande aceitabilidade por parte dos alunos, assim como interesse em utilizar objetos de aprendizagem para melhorar seu ensino e aprendizagem não apenas em Lógica Matemática, mas também em outras disciplinas do curso de Engenharia de Software que fossem disponibilizados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciência da Computação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Luana Souza Cadaval - 2022.pdf3.92 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???