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dc.contributor.advisor1Soares, Maria Arlita da Silveira-
dc.creatorFerner, Dienifer da Luz-
dc.date.accessioned2022-03-04T19:35:39Z-
dc.date.available2017-03-01-
dc.date.available2022-03-04T19:35:39Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.citationFERNER, Dienifer da Luz. Desenvolvimento do pensamento geométrico: análise de livros didáticos de matemática do ensino médio. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6851-
dc.description.abstractThis research aims to examine if and how they are addressed the key elements for the development of geometric thinking in the proposals of the planned curriculum. Therefore, it seeks theoretical foundation in the Van Hiele model, which provides explanations of the break between the teaching of geometry and understanding, and the Theory of Semiotics Representation Registers Duval highlighting the specificities of learning mathematics, in particular, respect the importance of semiotic representations in the activities of this field of knowledge. The survey adopts the assumptions of a qualitative research, with the type document analysis and data were analyzed according to the principles of Content Analysis. The production data sources are two collections of textbooks for high school math approved by PNLD/2015, in which the focus of analysis was the teaching of spatial geometry considering elaborate analysis categories. The analysis concluded that there are important elements of development of geometric thought addressed in the collections of textbooks, namely the visualization and analysis levels proposed in the Van Hiele model, cognitive processing conversion, highlighted by Duval and verification, due to the demonstration by Michael de Villiers. However , the collections have no other teaching resources for the study of the concepts/spatial geometry content, especially Dynamic mathematics software.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento geométrico.pt_BR
dc.subjectGeometria Espacial.pt_BR
dc.subjectLivro Didático.pt_BR
dc.subjectModelo de Van Hiele.pt_BR
dc.subjectRegistros de Representação Semiótica.pt_BR
dc.subjectGeometric thought.pt_BR
dc.subjectSpace geometry.pt_BR
dc.subjectTextbook.pt_BR
dc.subjectVan Hiele model.pt_BR
dc.subjectSemiotics Representation Registers.pt_BR
dc.titleDesenvolvimento do Pensamento Geométrico: Análise de Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7944049474457594pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103885429038868pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Romio, Leugim Corteze-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948008714853940pt_BR
dc.contributor.referee1Mariani, Rita de Cássia Pistóia-
dc.contributor.referee2Dessbesel, Renata da Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar se e como são abordados os elementos fundamentais para o desenvolvimento do pensamento geométrico nas propostas do currículo planejado. Para tanto, busca fundamentação teórica no modelo de Van Hiele, o qual apresenta explicações sobre a ruptura entre o ensino da Geometria e sua compreensão, e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval que destaca as especificidades da aprendizagem matemática, em particular, no que tange a importância das representações semióticas nas atividades deste campo do conhecimento. A pesquisa adota os pressupostos de uma pesquisa qualitativa, tendo como tipo a análise documental e os dados foram analisados conforme os princípios da Análise de Conteúdo. As fontes de produção de dados são duas coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovadas pelo PNLD/2015, nas quais o foco de análise foi o ensino da Geometria Espacial, considerando categorias de análise elaboradas. A análise permitiu concluir que, há elementos importantes do desenvolvimento do pensamento geométrico abordados nas coleções de livros didáticos, a saber: os níveis Visualização e Análise, propostos no modelo de Van Hiele, a transformação cognitiva conversão, destacada por Duval, bem como a verificação, função da demonstração, apresentada por Michael de Villiers. No entanto, as coleções não apresentam outros recursos didáticos para o estudo dos conceitos/conteúdos de Geometria Espacial, principalmente os softwares de Matemática Dinâmica.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

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Mat 2016 Dienifer da L Ferner.pdf3.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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