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dc.contributor.advisor1Santiago, Gustavo Fuhr-
dc.creatorTomazine Junior, Dirceu Antonio-
dc.date.accessioned2022-03-04T12:39:36Z-
dc.date.available2022-02-23-
dc.date.available2022-03-04T12:39:36Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.citationTOMAZINE JUNIOR, Dirceu Antonio. Estudo de viabilidade de válvula secundária rotativa de movimento intermitente para MCIs. Orientador: Gustavo Fuhr Santiago. 2021. 49p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de mecânica, Alegrete, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6786-
dc.description.abstractThe high competitiveness and demand of consumer market has made the automotive industry seeks to develop improvements on their products. One of these improvements is the searching of motors more efficient in order to be more economic, less aggressive to the environment and that comply with government legislation. To improve the efficiency of an engine, a new head was developed consisting of a conventional main valve and two secondary rotary axial inlet and exhaust valves actuated by a Geneva intermittent movement mechanism and to perform flow tests on the model using Solidworks’ Flow Simulation module. The cylinder head used as a base is from a Volkswagen 1.6 AP carbureted engine, with 049H camshaft and Conical seat disc valves. Simulations were carried out with the original and the proposed heads and in the end the values were compared to each other. The proposed model presented 121% maximum flow increase 5o after top dead center. The absolute maximum flow was 109.54CFM in a range of 30o higher than the original Keywords: Rotary axial valves, Geneva mechanism, engine, intermittent movement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Motorespt_BR
dc.subjectMechanical Engineeringpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Motorspt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade de válvula secundária rotativa de movimento intermitente para MCIspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoA alta competitividade e exigência do mercado consumidor têm feito com que a indústria automotiva busque desenvolver melhorias em seus produtos. Uma dessas melhorias é a busca de motores mais eficientes de modo que sejam mais econômicos, menos agressivos ao meio ambiente e que obedeçam a legislação governamental. Para melhorar a eficiência de um motor, foi projetado um novo cabeçote composto de uma válvula principal e duas válvulas secundárias rotativas axiais de admissão e exaustão acionadas por um mecanismo de Genebra de movimento intermitente e fazer testes de fluxo no modelo usando o Flow Simulation do Solidworks. O cabeçote utilizado como base é de um motor Volkswagen 1.6 AP Carburado, com comando de válvulas 049H e válvulas de disco com sede cônica. Foram realizadas simulações no com os cabeçotes original e o proposto e no final os valores foram comparados entre si. O modelo proposto apresentou 121% de aumento máximo de vazão 5o depois do PMS. A vazão máxima absoluta foi 109,54CFM num intervalo de 30o a mais do que o original. Palavras-Chave: Válvulas rotativas axiais, mecanismo de Genebra, motor, movimento intermitente.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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