???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6764
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Santos, Luana Zambiazzi dos-
dc.creatorAntunes, Bruno Franco-
dc.date.accessioned2022-03-03T19:46:59Z-
dc.date.available2021-02-24-
dc.date.available2022-03-03T19:46:59Z-
dc.date.issued2021-12-18-
dc.identifier.citationANTUNES, Bruno Franco . Lavar, secar e assoprar : um estudo etnomusicológico da trajetória do músico negro Nilton Vergara (RS). 39 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6764-
dc.description.abstractThis paper is an ethnomusicological study that aimed to understand the musical trajectory of the black musician Nilton Vergara, focusing on presenting musical-social strategies present in his professional career. The musician in question, who is now around 60 years old, has had and still has multiple professional performances, as an instrumentalist in a military band, a participant in the swing musical genre, a businessman and, in the recent decades, as a music educator (teaching clarinet, music theory, saxophone and musical groups) at the music conservatory, Municipal Institute of Fine Arts in the city of Bagé/RS (IMBA). Seeking to understand the musician's trajectory, a qualitative research was carried out, mainly involving the technique of interview with open questions with the interlocutor, Nilton Vergara. The trajectory of the black musician seems to be interesting for an ethnomusicological study and the problematization around the relationships between musical practices and the social environment, as it proposes to reveal their possible professional strategies addressed in the field of music, as a way of financial and social ascension. Based on theoretical references from ethnomusicology, anthropology and on dialogue with sociology focused on musical practices, in addition to involving the theme of ethnic-racial issues, as results, it is pointed out that music has been part of a life project of Nilton, from his career direction, looking for ways to negotiate with musical and social spaces, the fields of possibilities. Thus, the research demonstrated some ideas and positions that indicate a set of resistance and resilience tactics. We can highlight three main points on the research: multifaceted performance, social “shielding” and adaptability to professional spaces in the musical field. This set of behaviors demonstrates black resistance tactics, such as the ways of living and experiences of Afrodiasporic descendants, known as Brazilian Africanities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto de atuação musicalpt_BR
dc.subjectEstratégias músico-sociaispt_BR
dc.subjectTáticas de resistênciapt_BR
dc.subjectMusical performance projectpt_BR
dc.subjectMusical-social strategiespt_BR
dc.subjectResistance tacticspt_BR
dc.titleLavar, secar e assoprar : um estudo etnomusicológico da trajetória do músico negro Nilton Vergara (RS)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Luana Zambiazzi dos-
dc.contributor.referee2Bozzetto, Adriana-
dc.contributor.referee3Silva, Laurisabel Maria de Ana da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo etnomusicológico que teve por objetivo conhecer a trajetória musical do músico negro gaúcho Nilton Vergara, focando em apresentar estratégias musico-sociais presentes na sua carreira profissional. O músico em questão, com em torno de 60 anos, teve e tem atuações profissionais múltiplas, como instrumentista de banda militar, participante do gênero musical swing, empresário e, nas últimas décadas, como educador musical (professor de clarinete, teoria musical, saxofone e grupos musicais) no conservatório de música, Instituto Municipal de Belas Artes da cidade de Bagé/RS (IMBA). Buscando compreender a trajetória do músico, foi realizada uma pesquisa qualitativa, envolvendo, principalmente, a técnica de entrevista com perguntas abertas com o interlocutor, Nilton Vergara. A trajetória do músico negro parece ser interessante para um estudo etnomusicológico e a problematização em torno das relações entre práticas musicais e o meio social inseridas, já que se propõe a revelar suas possíveis estratégias profissionais abordadas no campo da música, como forma de ascensão financeira e social. Baseando-se em referenciais teóricos da etnomusicologia, antropologia e em diálogo com a sociologia voltada para práticas musicais, além de envolver o tema das questões étnico-raciais, como resultados, aponta-se que a música tem feito parte de um projeto de vida de Nilton, a partir do direcionamento de carreira, buscando formas de negociação com espaços musicais e sociais, os campos de possibilidades. Sendo assim, a pesquisa demonstrou algumas ideias e posicionamentos que indicam um conjunto de táticas de resistência e resiliência. Podemos destacar três pontos principais da pesquisa: atuação musical múltipla/multifacetada, “blindagem” social e adaptabilidade aos espaços profissionais no campo musical. Esse conjunto de comportamentos constatam táticas de resistência negra, como modos e vivências de descendentes afrodiaspóricos, conhecidos como Africanidades Brasileiras.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Música

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Versao_Final_TCC_Bruno_Franco_Antunes.pdf312.59 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???